Fechar
GP1

Mundo

Doença que deixa o olho esverdeado causa alerta na Austrália

A doença que causa dor extrema e visão turva, cria bolhas e secreções que mudam a "cor" do olho.

Nesta quinta-feira (9), surgiram as primeiras informações no Brasil sobre uma doença rara conhecida como “olho de Natal”, que está afetando uma região rural no sudeste da Austrália. Médicos e estudiosos estão em alerta com a nova patologia. O número de pessoas afetadas já passa de 30.

A doença é causada por uma espécie de besouro chamado orthoporus, de meio milímetro e dificilmente observado a olho nu. Ao ser esmagado, o inseto libera uma toxina que quando entra em contato com o olho, crie bolhas e secreções, que causam a impressão que o olho “muda de cor”.

Foto: Reprodução/ InstagramDoença que muda a cor do olho causa alerta na Austrália
Doença que muda a cor do olho causa alerta na Austrália

Além do aspecto “esverdeado”, há relatos de dor extrema e visão turva. Embora cause dor, a condição costuma ser tratada facilmente e não deixa sequelas, podendo ser tratada com o uso de colírios anti-inflamatórios e antibióticos.

Como ainda não há muitos estudos sobre a proteção, a única maneira é utilizar óculos de proteção ao ar livre em áreas que o animal é detectado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.