Fechar
GP1

Mundo

Tufão Saola deixa um morto e 900 mil pessoas desabrigadas na China

O tufão Saola também afetou Hong Kong, que teve que paralisar o trabalho, as aulas e os transportes.

O tufão Saola atingiu o Sul da China neste sábado (2), causando uma morte, a suspensão de atividades e a evacuação de quase 900 mil pessoas. A tempestade chegou à província de Guangdong, ao sul de Hong Kong, com ventos de até 190 km/h, mas perdeu força ao longo do dia. Outra tempestade, chamada Haikui, está se aproximando da região e pode trazer mais chuvas e ventos fortes.

A vítima que morreu era um motorista de Shenzhen. Ele foi atingido por uma árvore que caiu sobre seu veículo, segundo a mídia local. As autoridades locais ordenaram a retirada de 780 mil pessoas em Guangdong e outras 100 mil na vizinha Fujian, além do retorno de mais de 80 mil barcos de pesca aos portos.

O tufão Saola também afetou Hong Kong, que teve que paralisar o trabalho, as aulas e os transportes. Cerca de 460 voos foram cancelados e todos os trens que entravam ou saíam de Guangdong foram interrompidos.

O início do ano letivo chinês, previsto para segunda-feira (4), foi adiado em uma semana em algumas áreas afetadas pelo tufão. O Observatório de Hong Kong informou que o Saola passou bem próximo da cidade na noite de sexta-feira, mas diminuiu sua velocidade para 90 km/h na manhã deste sábado.

A situação pode se agravar com a chegada da tempestade Haikui, que está se movendo para o leste da China. Se ela se juntar ao Saola, partes das províncias de Guangdong, Fujian e Zhejiang podem sofrer com fortes chuvas e ventos. Haikui pode atingir a costa leste de Taiwan neste domingo (3).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.