Fechar
GP1

Mundo

Ex-presidente Evo Morales anuncia candidatura ao Governo da Bolívia

O anúncio foi feito pelo ex-presidente em sua conta no X (antigo Twitter), nesse domingo (24).

O ex-presidente Evo Morales anunciou, nesse domingo (24), que será candidato a presidente da Bolívia nas eleições de 2025. O anúncio foi feito em sua conta no X (antigo Twitter) e veio depois do estremecimento das relações do seu partido, o Movimento ao Socialismo (MAS), com o governo do até então aliado, o também esquerdista Luis Arce, no poder desde novembro de 2020.

Morales atribuiu a decisão a uma suposta perseguição do atual governo. “Forçados pelos ataques do governo, pelo seu plano de proibir o MAS-IPSP [partido político de Morales] de nos defenestrar com processos políticos, eliminando-nos até fisicamente, decidimos aceitar os pedidos da nossa militância e de tantas irmãs e irmãos para ser candidato à presidência da Bolívia”, escreveu.

Contudo, ainda há duvidas jurídicas se o ex-presidente poderia se candidatar novamente já que a Constituição da Bolívia permite apenas uma reeleição. Para Morales, o entendimento é de que a proibição se refere apenas a mandatos consecutivos, mas estaria liberada depois de outro presidente ter assumido o governo.

Evo Morales, que foi presidente da Bolívia entre 2006 e 2019, tem viajado o país e realizado comícios em diversas cidades, em uma espécie de pré-campanha eleitoral. Ele tem publicado imagens desses eventos nas redes sociais.

Ao fim do mandato, Morales disputou novamente as eleições, mas não assumiu o cargo. Como seria o terceiro mandato consecutivo, o resultado da eleição não foi reconhecido pela oposição, e Morales se exilou no México.

Quem assumiu o poder interinamente à época foi Jeanine Añez, que dois anos mais tarde acabou presa e condenada a dez anos de prisão acusada de organizar um golpe de Estado contra Morales.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.