Fechar
GP1

Mundo

Rússia prende 11 suspeitos após ataque letal; número de mortos sobe para 133

A confirmação foi feita pelo chefe de Segurança da Rússia, segundo a Agência de notícias Tass.

As autoridades da Rússia prenderam 11 pessoas, incluindo quatro supostos atiradores, suspeitos de envolvimento no ataque à Câmara Municipal de Crocus na região de Moscou. A confirmação foi feita pelo chefe de Segurança da Rússia, segundo a Agência de notícias Tass.

Até o fechamento desta matéria, ao menos 133 pessoas foram mortas e mais de 100 pessoas ficaram feridas, conforme divulgado neste sábado (23) pelo Serviço Federal de Segurança (FSB).

“As atividades das agências de inteligência e de aplicação da lei resultaram na detenção de 11 pessoas, incluindo quatro terroristas, que participaram diretamente no ataque terrorista à Câmara Municipal de Crocus”, diz o comunicado.

Vítimas

O ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, relatou que cerca de 115 pessoas foram hospitalizadas, incluindo cinco crianças e mais de 30 pessoas que buscaram atendimento ambulatorial.

Entre os feridos, 60 pessoas estão em estado grave, com a maioria das cirurgias necessárias foram realizadas, conforme informado pela vice-primeira-ministra Tatyana Golikova.

Investigação

As investigações estão em curso para identificar outros possíveis cúmplices do ataque e esclarecer todas as circunstâncias envolvidas. O FSB destacou que o ataque terrorista foi cuidadosamente planejado, com as armas dos terroristas sendo previamente ocultadas. “Já foi estabelecido que o ataque terrorista foi cuidadosamente planejado. As armas que os terroristas usaram foram colocadas antecipadamente em um esconderijo”, observou o FSB.

Cenas de caos e desespero

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram cenas de caos e desespero, com pessoas fugindo pelos corredores entre os corpos das vítimas.

Em outro vídeo, um dos terroristas do massacre no teatro do shopping em Moscou foi capturado.

Putin declara 24 de março dia de luto nacional

O presidente russo, Vladimir Putin, foi informado do incidente logo após seu início e recebeu constantes atualizações sobre a situação. Ele declarou o dia 24 de março como dia de luto nacional em memória das vítimas do ataque.

“Declaro o dia 24 de março um dia de luto nacional”, disse ele num discurso televisivo à nação.

Medidas de segurança

Os eventos de massa programados para 23 e 24 de março foram cancelados em Moscou e em outras regiões. As entidades federais de cultura também não realizaram tal evento nos próximos dias.

Devido à tragédia, os teatros de Moscou cancelaram apresentações, cinemas e museus suspenderam os trabalhos, algumas universidades anunciaram o cancelamento das aulas de sábado.

Entenda

Um grupo de homens armados não identificados iniciou um tiroteio no saguão e depois dentro da sala de concertos, pouco antes de um show da banda de rock Picnic, disseram testemunhas oculares. Mais tarde, ocorreu uma explosão no prédio e um incêndio começou.

O incêndio na Câmara Municipal de Crocus consumiu uma área de 12.900 metros quadrados, segundo as últimas informações, com o telhado a começar a ruir parcialmente. Em particular, helicópteros foram usados ​​para extinguir o incêndio. O Ministério de Emergências informou por volta da 01h00, horário de Moscou, no sábado, que o incêndio havia sido localizado.

O ataque de sexta-feira (22) ocorreu poucos dias depois de o presidente Vladimir Putin conquistar mais seis anos de mandato em uma eleição presidencial manipulada e sem concorrentes relevantes. O ataque foi o mais letal na Rússia em 20 anos, e ocorreu no momento em que a luta do país na Ucrânia se arrastava pelo terceiro ano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.