Teresina - PI

Abrigo Masculino é reinaugurado nesta terça-feira em Teresina

A unidade teria sido interditada pelo Ministério Público devida as más condições do local.

Laura Moura
Teresina
Bárbara Rodrigues
Teresina
19/12/2017 15h26 - atualizado 15h29

Abrigo Masculino é reinaugurado nesta terça-feira em Teresina

O abrigo masculino, Unidade de Acolhimento Joel Silva, da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), foi reinaugurado na manhã desta terça-feira (19), por volta das 11h. O local fica na Avenida Centenário, no bairro Aeroporto, e é responsável por atender jovens de 12 a 18 anos que estão em situação de vulnerabilidade social.

O governador do Estado do Piauí, que esteve na reinauguração da unidade, contou ao GP1 que além do acolhimento, será desempenhado o processo de ressocialização desses jovens. "Esse é o tipo de investimento que realizamos pois consideramos ser de grande importância. Temos aqui um espaço para atender os menores e esse é um trabalho que estamos fazendo em outros municípios, para dar assistência, mas também fazer um trabalho diferenciado. Na unidade, também será realizado o trabalho de ressocialização, pois se trata de um serviço de acolhimento, não de um abrigo permanente", revelou.

O secretário da Sasc, Zé Santana, explicou que o local tinha sido interditado pelo Ministério Público. “O local tinha sido interditado pelo Ministério Público em função das péssimas condições físicas. São dois espaços, uma parte do prédio está cedida para uma instituição filantrópica que faz acolhimento de crianças e outra está cedido para uma instituição credenciada através da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, para acolhimento e tratamento de usuários de entorpecentes”, relatou.

A reforma na unidade englobou a recuperação total da casa, com retelhamento, forro, revestimento em massa, pintura em geral, novo piso, novas instalações elétricas e hidráulicas, nova cozinha e novos banheiros, incluindo com adaptações para pessoas com deficiência física.

O deputado Antônio Félix, do PSD, esteve presente da solenidade e reiterou a importância da reinauguração da unidade. “Hoje nossa sociedade tem passado por problemas sérios, principalmente, envolvendo as drogas. Muitas vezes os filhos dos usuários são abandonados e terminam virando infratores. A questão é que esses jovens são vítimas de toda a situação. Por isso, é muito importante a reinauguração deste local para abrigar esses jovens”, finalizou.