Fechar
GP1

Buriti dos Lopes - Piauí

Ação contra ex-prefeito Bernildo Val aguarda designação de audiência

O Ministério Público pediu condenação do ex-prefeito pela prática dos crimes de fraude à licitação, organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato.

Aguarda designação de audiência há 91 dias a ação penal em que são réus o ex-prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Duarte Val e seu irmão Juscelino Duarte Val, decorrente da investigação feita pela Polícia Civil na denominada “Operação Escamoteamento”, que desbaratou um esquema de fraude em notas fiscais e processos licitatórios de prefeituras. Os autos estão conclusos ao juízo da Vara Única da Comarca de Cocal desde 22 de julho deste ano.

O Ministério Público quer a condenação dos irmãos pela prática dos crimes de fraude à licitação, organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Bernildo ValBernildo Val

Segundo o Ministério Público, a Prefeitura de Buriti dos Lopes efetivou inúmeras contratações de empresas sediadas no Ceará, com a transferência de vultosos valores, para a execução de obras no município. No entanto, as construções e reformas eram de péssima qualidade.

De acordo com o apurado durante a investigação, as empresas contratadas não tinham capacidade operacional para prestar os serviços indicados. Além disso, foram encontradas diversas semelhanças e afinidades entre os contratados, o que indica a existência de um verdadeiro cartel, cujo objetivo era subtrair recursos públicos através de licitações fraudulentas, inclusive simuladas. Alguns dos sócios dessas empresas já haviam sido presos por práticas semelhantes durante a Operação Província II, conduzida pelo Ministério Público do Ceará e pela Polícia Federal em 2011.

A Prefeitura Municipal realizava a simulação de concorrências públicas, dando aparência de legalidade às licitações, nas quais as empresas beneficiadas saíam sempre como vencedoras.

Outro lado

Bernildo Duarte Val não foi localizado pelo GP1 para comentar o caso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Irmão do ex-prefeito Bernildo Val é acusado de destruir paredão de som

Ex-prefeito Bernildo Val será interrogado hoje pela Justiça Federal

Operação Escamoteamento: Bernildo Val será interrogado nesta quarta

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.