Fechar
GP1

Piauí

Ações do Sebrae para pequenos negócios é pauta de reunião do Conselho Nacional

Presidente do Conselho do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, marcou presença no encontro virtual, que aconteceu esta semana.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual, CDE, do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, participou esta semana de uma videoconferência coordenada pelo presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Roberto Tadros. Na reunião virtual, foram discutidas ações realizadas pela instituição para apoiar os pequenos negócios nesse período de pandemia.

O encontro contou ainda com as presenças de todos os presidentes de CDE dos demais Estados do país e do Distrito Federal; e do presidente e diretores do Sebrae Nacional, Carlos Melles, Bruno Quick e Eduardo Diogo, respectivamente.

  • Foto: Divulgação/AscomAções do Sebrae para pequenos negócios é pauta de reunião do Conselho NacionalAções do Sebrae para pequenos negócios é pauta de reunião do Conselho Nacional

“A reunião foi importante para que pudéssemos alinhar ainda mais as ações do Sebrae em todo o país, sob a ótica de atendimento num cenário considerado como novo normal. Discutimos várias estratégias para apoiar os pequenos negócios, de maneira a fazer chegar na ponta o auxílio que essas empresas precisam”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

Durante o encontro, que teve duração de três horas, foram discutidos ainda os cortes de recursos do sistema Sebrae e as estratégias para não reduzir as ações em prol dos pequenos negócios, que são bastante relevantes para a economia, gerando 55% dos empregos com carteira assinada no Brasil e 60,9% no Piauí, e sendo responsáveis por 29,5% do PIB brasileiro.

Na ocasião, também foram apresentados números de atendimentos do Sebrae. Somente nos últimos seis meses foram realizados mais de 2,3 milhões de atendimentos, um aumento de 5% em relação aos atendimentos realizados em todo o ano de 2019. Esses atendimentos foram em sua grande maioria (73%) realizados à distância, enquanto em 2019, a predominância era de atendimentos presenciais (64%). As matrículas nos cursos de Educação à Distância do Sebrae também tiveram um incremento considerável, saltando de 1,2 milhão de inscritos em 2019 para mais de 1,5 milhão nos seis primeiros meses deste ano.

As ações do Sebrae em nível nacional

A atuação do Sebrae foi estruturada em três frentes: Sobrevivência das Empresas; Retomada das Empresas; e Superação das Empresas.

Em Sobrevivência, as ações são focadas em alternativas de enfrentamento do Coronavírus por parte das empresas. Para isso, são realizadas orientações e consultorias, bem como articulações junto a parceiros e governos para criar um ambiente mais favorável para esses empreendimentos.

Em Retomada, o trabalho é baseado na elaboração de protocolos de saúde para o retorno seguro das atividades. O guia reúne protocolo de 14 setores, que envolvem 47 segmentos, os quais contam com mais de 13 milhões de pequenos negócios.

Em Superação, o foco é a melhoria da gestão e o aumento da competitividade de micro e pequenas empresas, e Microempreendedores Individuais no novo normal.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.