Fechar
GP1

Política

Acompanhe ao vivo a posse do novo presidente Jair Bolsonaro

As solenidades iniciarão às 14h45, na Catedral Metropolitana de Brasília, e encerram por volta das 21h, no Palácio do Itamaraty.

Jair Bolsonaro e Antonio Hamilton Martins Mourão, o General Mourão, foram empossados nessa terça-feira (1º), como os novos presidente e vice-presidente do Brasil. As solenidades iniciaram às 14h45, na na Catedral Metropolitana de Brasília, e encerram por volta das 21h, no Palácio do Itamaraty. Todos no horário de Brasília.

Por volta das 14 horas, Bolsonaro e a esposa Michelle deixaram a residência oficial da Granja do Torto, e seguiram em direção à catedral onde se encontraram com o General Mourão e a esposa Paula Mourão. Em seguida os quatro seguiram o cortejo em dois carros até o Congresso Nacional.

Os casais chegaram ao Congresso por volta de 15h e foram conduzidos ao encontro dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE). Em seguida eles foram ao encontro do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e de líderes políticos aliados. Dali, o grupo vai até o Plenário da Câmara dos Deputados.

A sessão, presidida pelo senador Eunício Oliveira durou cerca de 45 minutos. O hino nacional foi executado pela Banda dos Fuzileiros Navais e em seguida Jair Bolsonaro e General Mourão prestaram compromisso constitucional. O deputado Fernando Giacobo (PR-PR) então fez a leitura do termo de posse, observando que o mandato de ambos termina no dia 31 de dezembro de 2022. O termo foi assinado pelo presidente e vice-presidente.

Esta cerimônia no Congresso foi assistida pelos atuais e futuros parlamentares e por convidados de Bolsonaro, que não foi divulgada. Já os partidos políticos de oposição, como o PT e o PSOL, anunciaram que suas bancadas não irão comparecer.

Após ser empossado pelo Legislativo, Jair Bolsonaro fez seu primeiro discurso como presidente da República. Bolsonaro disse que vai trabalhar "incansavelmente" pelo país e afirmou que escolheu sua equipe de maneira "técnica", se diferenciando dos casos de corrupção dos mandatos anteriores. O presidente terminou seu discurso com seu slogan de campanha 'Brasil acima de tudo, Deus acima de todos'.

Após Bolsonaro, foi a vez de Eunício Oliveira, que em seu disrcuso afirmou que o país votou em um cidadão que "viveu e trabalhou" ao escolher a "esperança". Oliveira disse ter “profunda convicção” de que o Congresso “não faltará ao país” e que o presidente “não iniciará do zero” o trabalho.

Jair Bolsonaro desceu a rampa do Congresso Nacional para uma revista nas tropas das Forças Armadas e foi homenageado com tiros de canhão. Formalmente, a partir deste momento, ele e Mourão, já foram considerados presidente e vice-presidente da República.

Por volta das 16h30, Bolsonaro e Mourão chegaram ao Palácio do Planalto e subiram a rampa em encontro ao presidente Michel Temer (MDB), que os acompanhou até o Parlatório e entregou a faixa presidencial, fazendo a transmissão simbólica e definitiva do cargo. Entre 250.000 e 500.000 mil pessoas acompanham a posse.

Às 17h30, o presidente entrou no Palácio do Planalto para a cerimônia de nomeação de seus ministros no Salão Nobre do edifício, que durou cerca de 45 minutos. Já para às 18h15 foi feito o registro da foto oficial de Bolsonaro e Mourão com os 22 ministros indicados para compor o governo.

Após encerradas as cerimônias formais, Jair e Michelle Bolsonaro oferecem uma recepção no Palácio do Itamaraty, sede da diplomacia brasileira, onde estão recebendo chefes de estado e de governo.

A previsão é a de que o coquetel dure cerca de três horas e se encerre por volta das 22h.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.