Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Adriana Napoleão cita fatores que podem facilitar o câncer de mama

“As pesquisas colocam que o sedentarismo ou a inatividade física e a obesidade, são fatores que, associados, se constituem risco para câncer de mama", alertou ela.

A secretária da Fundação Maria Carvalho Santos, Adriana Napoleão, uma das voluntárias da 13ª Campanha Outubro Rosa em Teresina (PI) alertou, durante entrevista ao GP1 neste domingo (06), para os fatores que podem ser um facilitador para a doença. Adriana também chamou atenção para o diagnóstico tardio, sobretudo, naqueles casos em que as mulheres não têm acesso ao médico.

“As pesquisas colocam que o sedentarismo ou a inatividade física e a obesidade, são fatores que, associados, se constituem risco para câncer de mama, para outros tipos de câncer também. Hoje estamos até aqui apresentando trabalhos que justificam que o exercício físico, aliado com uma alimentação saudável, são fatores preventivos do câncer”, disse a voluntária do evento.

Adriana afirmou que os índices de câncer de mama têm aumentado. Ela destacou que o maior avanço tem sido em relação aos medicamentos que hoje são disponibilizados de maneira gratuita, o que não ocorria anteriormente.

  • Foto: Willyan Ricardo/GP1Adriana NapoleãoAdriana Napoleão

“Os índices aumentam a cada ano. Mas, o mais preocupante é que poucas são diagnosticadas. Existem mulheres com câncer sem diagnóstico, sem acesso a mamografia. Os números são bem maiores do que os apontados. A única coisa, é que hoje a gente tem conseguido acesso a medicamentos que antes eram inacessíveis, muito caros. A campanha também tem conseguindo leis, recursos para a causa. Isso tem trazidos outros benefícios”, disse ela.

Autoexame

Adriana Napoleão reforçou a importância do autoexame para um diagnóstico precoce e tratamento mais eficaz da doença. “A mulher tem que se tocar, fazer o autoexame da mama. Às vezes ela consegue identificar algum nódulo. Ela deve procurar um médico, o ideal que fosse o mastologista. É ele que vai fazer a análise e ver a possibilidade de fazer outros exames investigativos”, disse a presidente da Fundação Maria Carvalho Santos.

Caminhada em Teresina

Milhares de pessoas participaram da 13° edição da caminhada do Outubro Rosa, realizada na manhã desse domingo (6) na Avenida Raul Lopes, em Teresina. A programação teve início às 7h e após a caminhada, os participantes se dirigiram para a praça de alimentação do Teresina Shopping, no bairro Noivos.

NOTÍCIA RELACIONADA

Evento Outubro Rosa alerta sobre prevenção ao câncer de mama em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.