Fechar
GP1

Brasil

Agência antidoping pede que Rússia seja banida da Olimpíada

O Comitê Olímpico Internacional (COI), disse que vai estudar com calma as "complexas e detalhadas alegações, em particular sobre o Ministério do Esporte da Rússia".

Nesta segunda-feira (18), a comissão independente da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) divulgou um relatório que confirma as denúncias do ex-diretor do laboratório nacional antidoping russo, Grigory Rodchenkov, de que houve um esquema de manipulação do controle antidoping nos Jogos de Inverno de Sochi em 2014.

De acordo com a investigação, que é conduzida pelo professor e advogado esportivo Richard McLaren, a fraude era controlada e supervisionada pelo Ministério do Esporte da Rússia, com assistência de laboratórios de Sochi e Moscou, além de agências governamentais como a FSB.
Imagem:ReutersAgência antidoping pede que Rússia seja banida da Olimpía(Imagem:d)Agência antidoping pede que Rússia seja banida da Olimpíada
O porta-voz da Wada, Ben Nichols, pediu o banimento de todos os atletas russos de todos os esportes das competições internacionais, incluindo os Jogos do Rio de Janeiro.

De acordo com o G1, o Comitê Olímpico Internacional (COI), disse que vai estudar com calma as "complexas e detalhadas alegações, em particular sobre o Ministério do Esporte da Rússia".

Confira a nota na íntegra do COI

"O Comitê Olímpico Internacional recebeu hoje o relatório independente da Agência Mundial Antidoping (Wada). O COI vai estudar cuidadosamente as alegações detalhadas e complexas, em particular no que diz respeito o Ministério do Esporte Russo.

- As conclusões do relatório mostram um ataque chocante e sem precedentes sobre a integridade do desporto e sobre os Jogos Olímpicos. Portanto, o COI não hesitará em tomar as mais duras sanções disponíveis contra qualquer indivíduo ou organização implicada - diz o presidente do COI, Thomas Bach.

No curto prazo, o Conselho Executivo do COI irá se reunir em uma conferência telefônica amanhã para tomar suas primeiras decisões, que podem incluir medidas provisórias e sanções no que diz respeito aos Jogos Olímpicos Rio 2016. "

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.