Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Água ameaça invadir quiosques no Parque Encontro dos Rios

"Eu subi minhas coisas, outras levei para casa e a surpresa no outro dia foi que no ano passado o quiosque ficou dentro da água. Hoje eu cheguei e a água já está se aproximando", declarou Lúc

Helio Alef/GP1 1 / 17 Nível da água do Encontro dos Rios subiu devido as chuvas Nível da água do Encontro dos Rios subiu devido as chuvas
Helio Alef/GP1 2 / 17 Donas de quiosques monitoram Encontro dos Rios Donas de quiosques monitoram Encontro dos Rios
Helio Alef/GP1 3 / 17 Pescadores aproveitam aumento do nível da água no Encontro dos Rios Pescadores aproveitam aumento do nível da água no Encontro dos Rios
Helio Alef/GP1 4 / 17 Pescadores no Encontro dos Rios Pescadores no Encontro dos Rios
Helio Alef/GP1 5 / 17 Nível da água no Encontro dos Rios em Teresina Nível da água no Encontro dos Rios em Teresina
Helio Alef/GP1 6 / 17 Jovem aproveita para pescar Jovem aproveita para pescar
Helio Alef/GP1 7 / 17 Lúcia Matos vistoria aumento do nível da água no Encontro dos Rios Lúcia Matos vistoria aumento do nível da água no Encontro dos Rios
Helio Alef/GP1 8 / 17 Lúcia Matos Lúcia Matos
Helio Alef/GP1 9 / 17 Água invadiu Encontro dos Rios em Teresina Água invadiu Encontro dos Rios em Teresina
Helio Alef/GP1 10 / 17 Encontro dos Rios em Teresina Encontro dos Rios em Teresina
Helio Alef/GP1 11 / 17 Encontro dos Rios Encontro dos Rios
Helio Alef/GP1 12 / 17 Donos de quiosques se preocupam com aumento do nível de água Donos de quiosques se preocupam com aumento do nível de água
Helio Alef/GP1 13 / 17 Campo alagado Campo alagado
Helio Alef/GP1 14 / 17 Campo foi tomado pela água Campo foi tomado pela água
Helio Alef/GP1 15 / 17 Grande volume de água no Encontro dos Rios Grande volume de água no Encontro dos Rios
Helio Alef/GP1 16 / 17 Água destruiu parte da calçada Água destruiu parte da calçada
Helio Alef/GP1 17 / 17 Água ameaça invadir quiosques no Encontro dos Rios Água ameaça invadir quiosques no Encontro dos Rios

O início do período chuvoso em Teresina é motivo de muitos transtornos para quem vive na capital. No Parque Ambiental Encontro dos Rios a situação não é diferente do restante da cidade.

Por conta da proximidade com os dois rios que cortam a Grande Teresina, os comerciantes temem o pior devido às chuvas e o retrospecto de alagamento nas regiões ribeirinhas.

Em entrevista ao GP1, a comerciante Lúcia Matos contou que tem um quiosque no ponto turístico e teme que o empreendimento seja invadido pelo grande volume de água. “Em relação ao ano passado está melhor, porque eu cheguei hoje e não tive a surpresa de encontrar o quiosque dentro da água. Mas nós estamos correndo risco porque aqui dentro do quiosque entra água. Hoje eu cheguei e ela já está se aproximando”, contou a comerciante.

Lúcia também informou que a Defesa Civil ainda não avisou aos comerciantes da região sobre o perigo de enchentes e fala sobre as dificuldades enfrentadas por eles nessa época.

“A Defesa Civil sempre avisa a gente. Eu subi minhas coisas, outras levei para casa e a surpresa no outro dia foi que no ano passado o quiosque ficou dentro da água. Já estou com três anos aqui e acredito que se continuar chovendo a água vai continuar avançando”, finalizou.

Outro lado

De acordo com o diretor da Defesa Civil do Piauí, Vitorino Tavares, o órgão em parceria com o Corpo de Bombeiros, está realizando as atividades específicas com o monitoramento das áreas de risco. “O monitoramento está sendo colocado todos os dias ali pela Defesa Civil do município, a Defesa Civil do estado, pelo Corpo de Bombeiros que estão pedindo para que as pessoas possam procurar locais seguros. As águas estão se elevando e a situação é essa que está sendo colocada aí. Então, não é para o cidadão esperar que ele seja afetado pelo desastre. O papel da Defesa Civil é de prevenir e ajudar a liquidar os efeitos. Uma das nossas tarefas é pedir as pessoas que elas saiam dos locais de riscos”, declarou o diretor.

Ainda segundo Vitorino Tavares, a demanda da Defesa Civil do município está muito grande para atender casos específicos. “Nós estamos com uma demanda muito grande de problemas, então nós não podemos nos ater a casos específicos. Nós estamos trabalhando com um conjunto de situações que está sendo envolvido no problema e, no caso dela, a situação é para ser tratada pela Comissão Municipal da Defesa Civil”, finalizou.

Níveis dos rios Parnaíba e Poti ainda podem aumentar

Nos últimos dias as fortes chuvas no Piauí têm causado preocupação em alguns municípios e também na Capital, devido ao aumento dos níveis dos rios Parnaíba e Poti. No dia 31 de março, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) registrou aumentos significativos no reservatório de Boa Esperança, situado no município de Guadalupe, que apresentou um volume de 82.99%, o maior do mês. Em 2 de março, o volume era de 52.34%.

Além do reservatório, a Bacia do Rio Parnaíba apresentou um aumento no nível em Teresina, onde a cota média do nível subiu 2 metros e 73 centímetros neste domingo (31) e nesta segunda-feira (1º), o nível subiu mais 3 metros e 44 centímetros.

No município de Prata do Piauí o aumento foi registrado no Rio Poti, onde a cota média do nível atingiu em 7 metros e 28 centímetros, sendo que a vazão média de água é de 11,66 m³/s.

Previsão de mais chuvas

Nessa quarta-feira (03) voltou a chover forte em várias regiões do estado do Piauí. Em Teresina, vários pontos da cidade ficaram alagados, causando muitos transtornos à população. A previsão é que a Zona de Convergência Intertropical continue atuando no Piauí com mais força até o final da primeira quinzena no mês de abril, mas as chuvas devem se estender em menor potencial até o mês de maio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Muro do estádio Helvídio Nunes cai após forte chuva em Piripiri

Chuva deixa bairros alagados e causa transtornos em Teresina

Semar registra aumento nos níveis dos rios após chuvas no Piauí

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.