Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Águas de Teresina apresenta planos para melhorar cobertura de saneamento

Os planos diretores de água e esgoto foram elaborados pela empresa Serenco.

A Águas de Teresina apresentou na manhã desta terça-feira (17), durante solenidade ocorrida no Metropolitan Hotel, o Plano Diretor de Água (PDA) e o Plano Diretor de Esgoto (PDE), documentos responsáveis por estabelecer diretrizes para a realização de projetos, obras e investimentos na Capital.

Os planos diretores apresentam ações que serão cumpridas a curto, médio e a longo prazo e que tem como objetivo entregar serviços de esgotamento sanitário de qualidade à Teresina. “No aniversário de um ano da empresa, estamos entregando o Plano Diretor de Água (PDA) e de Esgoto (PDE), permitindo a gente a arremessar o nosso olhar para o futuro, perceber como iremos fazer melhor lá na frente e registrar mais um compromisso formal e técnico com a cidade. Esse documento já foi apresentado para a secretaria de planejamento do município, para a Agespisa, está sendo debatido na agência reguladora e o sinduscon, responsável pelo crescimento imobiliário da cidade, também tem essa percepção e pode ordenar o crescimento orgânico de Teresina”, explicou o diretor-presidente da Águas de Teresina, Ítalo Joffily.

  • Foto: Cinara Taumaturgo/GP1Águas de Teresina apresenta planos diretores de água e esgotoÁguas de Teresina apresenta planos diretores de água e esgoto

O diretor executivo da empresa, Diego Dal Magro, explicou que para a criação das diretrizes, foi necessário realizar um estudo aprofundado para detectar os problemas na Capital.

“Ele foi um estudo muito bem detalhado do cenário em água e esgoto de Teresina. Foram vistas soluções para avançar na qualidade das infraestruturas e atingir as coberturas necessárias e a boa prestação desse serviço dentro de um espaçamento de anos a longo prazo. Então hoje iremos demonstrar os planos, os projetos e o direcionamento do que precisa ser feito para alcançar esse patamar em Teresina. As execuções já acontecem e parte desse plano já foi até executado ou está em execução. Então, ele demonstra ações em curto, médio e longo prazo. O que é a curto prazo, já foi executado ou está em execução. O de médio prazo vocês irão ver nos próximos cinco anos e a longo prazo em um horizonte de 30 anos”, contou.

Os planos diretores de água e esgoto foram elaborados pela empresa Serenco. O coordenador da equipe técnica da empresa, o engenheiro civil Marcos Moisés Weigert, detalhou as ações que já foram realizadas na cidade e quais estão por vir.

“A primeira ação já foi resolvida que são as ações emergenciais. Elas foram implantadas rapidamente para equalizar uma parte do problema. Nós sabemos que o problema existe e tem que ser atendido em cada fase dessa implantação. Essa primeira atendeu, principalmente, o Grande Dirceu e também foram feitas redes principais na zona sul para reforçar o sistema de abastecimento na região e o próximo passo será interligar um sistema já pronto da prefeitura, onde teremos que fazer algumas intervenções no nosso sistema na região do Lagoas do Norte. Também existe um planejamento para o próximo ano que seria realizar uma ressetorização na zona leste que, hoje, está com uma demanda reprimida de água. Vai ser feito uma modernização no sistema de bombeamento e uma redistribuição de sistema adutor para uma zona baixa que existe nesse setor. A médio prazo, cerca de 30% da população vai ser atendida pela zona norte da cidade, onde será possível minimizar a vazão que é muito grande no sistema sul e equalizar essa questão. [...] Nos próximos anos, até o ano 15, será 90% da população atendida com esgotamento sanitário”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.