Fechar
GP1

Piauí

Alepi promove sessão solene em homenagem aos 29 anos da Funasa

A fundação é responsável pela promoção da saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental.

Na manhã dessa segunda-feira (12) foi realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) uma sessão solene em homenagem aos 29 anos de existência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A solenidade teve a participação do presidente nacional da Funasa, Ronaldo Nogueira.

A sessão foi proposta pelo deputado estadual Henrique Pires (MDB), que já foi presidente da fundação. Também participaram do evento o senador Elmano Férrer (Podemos), o deputado federal Átila Lira (PSB), Marcelo Castro (MDB), Themístocles Filho (MDB) entre outras autoridades.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Autoridades participaram de sessão solene sobre a FunasaAutoridades participaram de sessão solene sobre a Funasa

A fundação é responsável pela promoção da saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental. Ronaldo Nogueira, presidente nacional da Funasa, afirmou que o a fundação realiza vários investimentos em todo o país, mas que ainda possuem muitos desafios.

“A Funasa tem hoje em torno de 316 instrumentos em vigor e desse número, são 187 em obras que estão em execução. A previsão de investimento ultrapassa os R$ 240 milhões. O Brasil em seu conjunto está em mora com a sociedade em termos de saneamento”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Ronaldo NogueiraRonaldo Nogueira

O presidente explicou que são necessários muitos investimentos para poder regularizar a situação, mas destacou que essa melhoria só vai acontecer com a ajuda da população. “Temos um Brasil real de 35 a 40 milhões de pessoas que não possuem acesso a água potável. Temos em torno de 100 milhões de pessoas que não são servidas por um tratamento de esgoto. Dos 11 milhões de toneladas de lixo que o Brasil produz por dia, apenas 1,5% tem o manuseio correto, então você vê que é um desafio importantíssimo. Essa questão de saneamento o governo não resolve sozinho, é um conjunto de ações que entram nesse contexto, tem que ter uma reeducação na mudança de comportamento, sobre a responsabilidade que a pessoa tem sobre o resíduo. Então é preciso de uma campanha de reeducação”, explicou Ronaldo Nogueira.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Sessão na Assembleia Legislativa do PiauíSessão na Assembleia Legislativa do Piauí

O coordenador da bancada federal, o deputado Átila Lira, explicou que é esse tipo de visita reforça a parceria entre a fundação com o Estado do Piauí e com os municípios.

“A Funasa é um órgão de saúde e saneamento mais importante do Brasil. No Piauí, é uma das que mais fazem investimentos, pois depois do DNIT, tem a Funasa. A presença dele é importante para estreitar a relação com os municípios, com o governo do estado e para se comprometer com novos investimentos no Piauí, que é um estado que tem uma taxa de saneamento muito baixa”, destacou Átila Lira.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.