Fechar
GP1

Piauí

Anatel esclarece desligamento do sinal analógico no Piauí

O desligamento do sinal analógico, para ficar apenas o digital, está ocorrendo em todo o país. No Piauí a primeira cidade será Teresina.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 5 Coletiva de imprensa na sede da Anatel Coletiva de imprensa na sede da Anatel
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 5 Presidente da Anatel, Juarez Quadros Presidente da Anatel, Juarez Quadros
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 5 Presidente da Anatel, Juarez Quadros, fala sobre desligamento do sinal analógico Presidente da Anatel, Juarez Quadros, fala sobre desligamento do sinal analógico
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 5 Marcos Bafutto, representante da Vivo Marcos Bafutto, representante da Vivo
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 5 Antônio Carlos Martelleto, representante da Seja Digital Antônio Carlos Martelleto, representante da Seja Digital

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, e o presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Martelleto, realizaram nessa sexta-feira (20), uma entrevista coletiva para esclarecer sobre o desligamento do sinal analógico em Teresina, que acontece no dia 30 de maio deste ano, e sobre a entrega de kits gratuitos que vem com uma antena e um conversor digital.

O desligamento do sinal analógico, para ficar apenas o digital, está ocorrendo em todo o país. No Piauí, além de Teresina, as primeiras cidades serão Demerval Lobão, Lagoa do Piauí e Nazária. Timon, no Maranhão, também terá o mesmo prazo. Quem possui uma televisão analógica e não utilizar uma antena com conversor digital, não terá acesso à programação das emissoras.

Juarez Quadros explicou como essa mudança está sendo implementada. “Agora é a vez de Teresina, Natal, Aracaju e João Pessoa, onde faremos o desligamento e assim vamos completar todo o Nordeste já agora no mês de maio. Falta ainda a região norte, pois somente Belém e Manaus vão desligar junto com Teresina no dia 30, mas as demais capitais da região norte vão desligar no mês de agosto. O desligamento começou no final do ano de 2016, corremos todo o ano de 2017 desligando em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e agora é a vez da região norte e nordeste”, explicou.

Ele disse que a demora das emissoras na atualização do seu sistema é que tem feito com essa implantação demorasse. “As próprias emissoras de televisão, precisam investir nos seus parques de geração. Hoje as empresas de televisão estão tanto com os transmissores analógicos, como digitais. Isso tem um ônus, então as emissoras precisam desligar seu parque de geração de sinal analógico e ficar somente com o digital. Na hora que isso acontece, ela reduz os custos, a qualidade do sinal digital é fabulosa e o telespectador é beneficiado. Até o final do ano, mais municípios do Piauí e demais estados brasileiros serão atingidos, mas o desligamento total no país irá acontecer em 2023, porque as geradoras e retransmissoras que são assumidas pelas prefeituras municipais também precisam investir”, informou.

Entrega de kits gratuitos

Para os beneficiários dos programas sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros a distribuição do kit ocorrerá de forma gratuita. No Piauí, cerca de 30 mil pessoas ainda não pegaram a antena e o conversor.

“Já entregamos 120 mil kits, ainda tem 30 mil famílias que possuem o direito de receber, mas não nos procuraram ainda, então a gente entende que uma parte desse público, não retirou porque já tem o sistema digital. A gente sugere que essas pessoas peguem esses kits e doem para quem precisa, um vizinho ou familiar. As televisões analógicas, assim que o sinal desligar, ela não vai servir para nada, então precisa instalar o conversor. Pessoas com renda baixa podem conferir se podem receber pelo telefone 147. A ligação é gratuita. A mesma operação pode ser feita pelo site do Seja Digital com o seu número de identificação social. Temos 12 pontos de entrega na cidade”, afirmou.

Internet deve melhorar

Marcos Bafutto, representante da Vivo, afirmou que o sistema digital vai ajudar a melhorar a internet. “Os usuários vão sentir dois tipos de benefícios. Com essa nova frequência [de transmissão], os serviços vão ter mais qualidade, a internet vai ter mais velocidade e por se tratar de uma frequência baixa, a recepção desse sinal em ambientes fechados também deve sofrer uma melhora, então vai melhorar bastante o serviço. Não só para a Vivo, mas para todas as empresas envolvidas no processo”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.