Fechar
GP1

Piauí

Após decisão do STF, Hemopi passa a receber doações de homossexuais

Em Teresina o hemocentro fica aberto de segunda a sábado das 7h15 às 18h. Já os hemocentros de Parnaíba, Picos e Floriano funcionam de segunda a sexta.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí – Hemopi - anunciou neste sábado (20), que os centros de coletas no estado já estão recebendo doação de sangue de homens homossexuais. Anteriormente, esse público só poderia fazer doação, após 12 meses sem relações sexuais com pessoas do mesmo sexo.

Segundo o órgão, decisão segue orientações do Ministério da Saúde para cumprir determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inconstitucional a proibição da doação de sangue por parte desse público.

  • Foto: Lucas Dias/GP1HemopiHemopi

Ainda de acordo com o Hemopi, a partir de agora, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero, todos os homens que desejem doar passarão pela triagem clínica habitual, devendo ter entre 16 e 69 anos, pesando acima de 50kg, estar saudável, bem alimentado e apresentar documento oficial com foto.

Em Teresina, o hemocentro fica aberto de segunda a sábado das 7h15 às 18h. Já os hemocentros de Parnaíba, Picos e Floriano funcionam de segunda a sexta.

Doação agendada

Para evitar aglomerações devido ao novo coronavírus, o Hemopi adotou o agendamento. Por meio do telefone (86) 98894 6614 a pessoa pode agendar o melhor horário para realizar a doação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.