Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Arcebispo Dom Jacinto Brito comemora reabertura das igrejas católicas

Conforme o arcebispo, as igrejas e capelas poderão reabrir com 30% da sua capacidade total.

O arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, comemorou nesta segunda-feira (13), a reabertura gradual das igrejas católicas, que se inicia no dia 27 de julho. Conforme o arcebispo, as igrejas e capelas poderão reabrir com 30% da sua capacidade total.

Membros da Arquidiocese de Teresina elaboraram um protocolo com uma série de cuidados que devem ser tomados por fiéis. A medida foi aprovada pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE), Anvisa, Divisa e outros órgãos de vigilância sanitária.

  • Foto: Alef Leão/GP1Dom Jacinto Dom Jacinto

“Eis que agora se abre uma porta de esperança e de luz. Recebemos o decreto do senhor governador Wellington Dias, dizendo que a partir do dia 27 de julho, que os templos católicos podem ser abertos novamente para participação dos fiéis. Atenção, abertos gradativamente”, afirmou o arcebispo.

Dom Jacinto destacou que o índice de transmissão no Piauí e na capital está diminuindo e que por este motivo haverá a possibilidade de reabrir os templos religiosos de forma gradativa. O arcebispo falou ainda sobre a criatividade de paróquias que durante a pandemia de covid-19.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Igreja de Nossa Senhora do Amparo Igreja de Nossa Senhora do Amparo

“Agora que a situação vai dando sinal de esperança, de melhora, aliviando o peso que está sobre nosso estado e sobre Teresina, eis que nos vem essa possibilidade de recomeçar gradativamente a volta da participação presencial nas celebrações. Durante esse período nossa igreja não ficou parada. Alegra e anima saber que muita criatividade foi posta em prática, nos conforta saber que os fiéis não ficaram no abandono”, declaro

“Esta abertura das nossas igrejas, capelas, secretarias, salões paroquiais e outros espaços necessários para continuarmos nossa missão evangelizadora, tem início dia 27 de julho, com a possibilidade das igrejas de 30% da capacidade. De modo que os lugares serão marcados antecipadamente com o distanciamento previsto pelo protocolo que normatiza essa abertura”, finalizou.

Confira algumas regras

- Fazer o distanciamento nos bancos e cadeiras de, no mínimo, 02 metros entre os participantes;

- O animador/comentarista / da celebração deve exortar os fiéis para que obedeçam ao espaço devidamente marcado e usem máscaras o tempo inteiro das celebrações, assim como todos os ministros, grupo coral, acólitos, permaneçam sempre de máscaras;

- As ofertas (coletas) poderão ser entregues logo na chegada ou na saída da igreja, para isso devem ser organizadas caixas com sacos plásticos em lugares diferentes na entrada;

- A higienização das mãos seja feita antes e depois da distribuição da comunhão (padres, ministros, fiéis);

- Evitar atender fiéis no final da missa. Qualquer necessidade, seja feito um agendamento prévio na secretaria. Este protocolo (resumo) é comum a todos nós, da Arquidiocese de Teresina, e deve ser posto em prática somente quando autorizado pelo Arcebispo;

- Não usar, em momento algum, recipientes de água benta.

Confira o protocolo na íntegra:

NOTÍCIA RELACIONADA

Reabertura gradual das igrejas inicia dia 27 de julho no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.