Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Área do 6º BPM em Teresina não registra homicídio há 180 dias

Em entrevista ao GP1, o subcomandante, major Valter Pinto, destaca que os bons índices foram causados pela aproximação com a sociedade.

Nesta segunda-feira (22) completa 180 dias sem o registro de homicídio na região que compreende a área do 6º Batalhão da Polícia Militar do Piauí. O 6º BPM abrange boa parte dos bairros da zona sul de Teresina e o bom índice estatístico se dá, principalmente, por conta da parceria feita entre os policiais e a população.

O subcomandante do 6º BPM, major Valter Pinto, destacou que a aproximação com a sociedade acontece a partir da disponibilização de contatos, criação de grupos em redes sociais e mais agilidade no atendimento das ocorrências.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 6º BPM de Teresina  6º BPM de Teresina

“Nós temos diminuído, primeiro, o tempo de atendimento de ocorrência e temos estreitado a relação entre a polícia e a sociedade. Nós estamos nos aproximando cada vez mais da sociedade. As pessoas têm os nomes dos policiais que estão de serviço, o número do telefone móvel embarcado, pois o número é divulgado, inclusive, nas missas dominicais. A partir disso, nós temos aumentado os nossos pontos bases de apoio como em restaurantes, bares, postos de combustíveis, principalmente nos sábados e domingos, os dias em que é propício ocorrer algum tipo de crime naquele local”, contou.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Major Valter Pinto, subcomandante do 6º BPMMajor Valter Pinto, subcomandante do 6º BPM

Combate ao tráfico de drogas

O 6º BPM também vem realizando ações em unidades escolares para que seja combatido o uso de entorpecentes nesses locais, visto que os jovens são as maiores vítimas deste problema social. O trabalho é desenvolvido em conjunto com a Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre).

“Nós fazemos várias rondas na escola. As diretoras entram nos grupos de WhatsApp, pedem o horário que existe mais gente e que tenha uma suspeita de tráfico de drogas. Então, nós deixamos a viatura pelo tempo que for necessário para coibir a ação dos marginais. Nós costumamos dizer que a droga é a mãe de todos os crimes, por isso, nós estamos fazendo esses levantamentos de pontos de drogas na área, sempre em conjunto com a Delegacia de Entorpecentes (DEPRE), que também fica na área do 6º BPM”, pontuou.

Roubos em paradas de ônibus

Na área responsável pelo policiamento do 6º BPM existem dois terminais de integração, o do Parque Piauí e o do Bela Vista. Dessa forma, há uma grande movimentação de usuários de transporte público na região. Uma das principais reivindicações das pessoas que utilizam os ônibus como meio de transporte é a insegurança. “Nós temos realizado diversas blitzen e feito o acompanhamento nas paradas de ônibus coletores, até porque temos dois terminais na nossa área. A ideia é evitar a prática de roubos que tem atormentado tanto a população”, concluiu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.