Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Arquidiocese de Teresina divulga novas medidas para prevenir o covid-19

Covid-19: Arquidiocese divulga novas medidas de prevenção

A Arquidiocese de Teresina divulgou nesta sexta-feira (20) novas medidas preventivas que serão adotadas nas igrejas a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19). De acordo com o informe, as missas seguem mantidas, mas com a orientação de que os fiéis fiquem em casa, assistindo pela internet.

A partir de agora, as igrejas permanecerão abertas apenas para orações pessoais dos fiéis e não deve ser incentivada a presença de pessoas durante as missas, que devem ser transmitidas pela internet nas redes sociais das paróquias.

  • Foto: Alef Leão/GP1Dom Jacinto BritoDom Jacinto Brito

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação da Arquidiocese, o arcebispo Dom Jacinto Brito sugeriu que as celebrações de sacramentos, como casamentos, batizados e crismas sejam remarcadas.

A sede administrativa da Arquidiocese não vai funcionar a partir de segunda-feira (23), bem como as secretarias paroquiais, que também devem permanecer fechadas. A programação da Semana Santa deverá sofrer grandes alterações, uma vez que foram canceladas as procissões, retiros, mutirões de confissão e via sacras.

Leia a nota na íntegra:

Dom Jacinto Brito concedeu, na manhã desta sexta-feira (20), novas orientações ao clero da Arquidiocese de Teresina, como medida preventiva de combate ao Coronavírus.

Segundo as recomendações, além de reforçar os encaminhamentos da primeira nota oficial divulgada na última terça-feira (17) sobre as medidas emergenciais durante esse período de isolamento em decorrência da propagação da Covid- 19, outros pontos foram acrescentados. A partir de agora, as igrejas permanecerão abertas apenas para orações pessoais dos fiéis e não deve ser incentivada a presença de fiéis durante as missas. Estas devem ser transmitidas pela internet nas redes sociais das paróquias para que as pessoas acompanhem de casa;

Foi sugerido que as celebrações de sacramentos como casamento, batizado e crisma sejam remarcadas;

Na ocasião, o Arcebispo pediu ainda aos padres e diáconos, que incentivem as famílias a permanecerem em casa, rezando em família a oração do santo terço, assim como a oração recomendada pelo papa Francisco.

A sede administrativa da Arquidiocese não vai funcionar a partir de segunda-feira (23), assim como as secretarias paroquiais que também devem permanecer fechadas.

A programação da Semana Santa vai sofrer grandes alterações, pois estão canceladas as procissões, retiros, mutirões de confissão e via sacras.

Para o padre Isaias Pereira, referencial do Setor de Comunicação da Arquidiocese, todos os fiéis continuam unidos em oração e todos os padres permanecem rezando em unidade com a Igreja. “A Igreja não é só o templo, somos todos nós juntos que formamos o Corpo de Cristo. A Igreja permanece firme porque nós continuamos unidos”, pontuou o sacerdote.

NOTÍCIA RELACIONADA

Arquidiocese de Teresina anuncia medidas contra o novo coronavírus

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.