Fechar
GP1

Piauí

Arquidiocese de Teresina lança Campanha da Fraternidade 2018

Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a igreja chama os fiéis à reflexão e ao debate sobre essa realidade.

Lucas Dias/GP1 1 / 7 Mesa de honra do lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 Mesa de honra do lançamento da Campanha da Fraternidade 2018
Lucas Dias/GP1 2 / 7 Dom Jacinto, arcebispo de Teresina Dom Jacinto, arcebispo de Teresina
Lucas Dias/GP1 3 / 7 Padre Tony, vigário geral da Arquidiocese de Teresina Padre Tony, vigário geral da Arquidiocese de Teresina
Lucas Dias/GP1 4 / 7 Secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira Secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira
Lucas Dias/GP1 5 / 7 Dom Jacinto, arcebispo da Arquidiocese de Teresina Dom Jacinto, arcebispo da Arquidiocese de Teresina
Lucas Dias/GP1 6 / 7 Vereadora Teresa Brito durante o lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 Vereadora Teresa Brito durante o lançamento da Campanha da Fraternidade 2018
Lucas Dias/GP1 7 / 7 Coordenador regional da Campanha da Fraternidade, padre Leonildo Campelo Coordenador regional da Campanha da Fraternidade, padre Leonildo Campelo

A Arquidiocese de Teresina realizou na manhã desta quinta-feira (15), na Residência Episcopal, o lançamento da Campanha da Fraternidade à imprensa. Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a igreja chama os fiéis à reflexão e ao debate sobre essa realidade.

Para o padre Leonildo Campelo, coordenador regional da Campanha da Fraternidade, o tema deste ano busca provocar a sociedade e chamar a atenção dos gestores. “A campanha traz um objetivo geral, construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça à luz da palavra de Deus como caminho da superação da violência. Então a igreja quer provocar toda a sociedade para essa realidade. A violência que está dentro de casa, que está fora, que está em todos os lugares. Nesse sentido a igreja vai promover debates, seminários, para conscientizar toda a população e chamar a atenção dos gestores”, destacou.

Segundo ele, a Igreja vai abordar o tema em parceria com a sociedade. “A igreja apresenta o caminho, a palavra de Deus. Enquanto a população não conhecer a paz, que é o próprio Jesus, essa realidade não será sanada. A desigualdade social também gera violência, violência contra a mulher, contra o jovem, contra o homossexual, todo tipo de violência. Então a igreja vai abordar todos esses temas em parceria com a sociedade, que somos todos nós”, ressaltou o padre.

O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, afirmou que a violência pode ser superada se todos colaborarem. "É pelo menos a terceira vez que diretamente a CNBB lança o tema da paz contra a violência, sempre motivada por uma situação real. A violência está numa escala tão alta, que parece que ela já faz parte do dia-dia, mas na verdade ela é um câncer a ser extirpado. Por isso, a proposta da Campanha é a superação da violência. Nós somos capazes de fazer isso, desde que cultivemos uma cultura de paz, desde que estabeleçamos a civilização do amor começando por cada um. Se nós rejeitarmos a violência tanto pessoal como estrutural, nós estaremos colaborando", disse Dom Jacinto.

De acordo com a vereadora Teresina Brito, todos os anos a Campanha traz um tema que precisa ser debatido. "A Campanha da Fraternidade vem sempre trazendo temas de grande relevância para a sociedade e em escolher o tema violência ela traz e alerta a sociedade para o que estamos vivendo. A formas mais cruel da sociedade é a corrupção, pois ela corrói os recursos públicos que poderiam estar combatendo a violência, combatendo as desigualdades sociais e promovendo cidadania. Então a Campanha tem essa oportunidade de promover a consciência das pessoas em relação ao que estamos vivendo", afirmou.

Fizeram parte da mesa de honra da apresentação da Campanha da Fraternidade 2018, o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto, o Secretário Estadual de Justiça, Daniel Oliveira, o Coordenador Regional da Campanha da Fraternidade, Padre Leonildo Campelo, o Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Tony Batista e a vereadora Teresa Brito.

No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na Quarta-Feira de Cinzas, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.