Fechar
GP1

Piauí

Artesãs participam de cursos realizados pelo Sebrae no Piauí

Ações acontecem em Teresina e Água Branca.

Esta semana, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realiza três cursos para artesãs e bordadeiras de Teresina e Água Branca.

Os cursos seguem até sexta-feira (23), sendo duas turmas de Bordados Especiais – Serigrafia com Bordados, em Teresina, uma na sede do Sebrae e outra na Associação Casa de Luíza, no Parque Rodoviário; e uma turma de Bordados Especiais – Atualização de Produtos com Identidade Cultural, em Água Branca.

“O Sebrae apoia o segmento do artesanato, desenvolvendo ações para o aprimoramento da capacidade produtiva, para a melhoria da qualidade dos produtos e agregação de valor às peças. Queremos ter um artesanato cada vez mais competitivo e que gere renda para os envolvidos com essa atividade”, explica o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

No curso de Bordados Especiais, que acontece na sede do Sebrae em Teresina, sendo ministrado pela instrutora Maria Helena Nascimento, as participantes aprenderão a fazer bordado cheio, evidenciando as flores locais, como as que nascem no Caneleiro, árvore símbolo da capital.

“Nesses cursos, nos quais serão beneficiadas cerca de 70 pessoas, iremos trabalhar a identidade cultural de cada região. A ideia é desenvolver produtos focados no turismo, buscando atender às novas demandas do mercado”, destaca gestora de Projetos de Artesanato do Sebrae em Teresina, Rosa de Viterbo.

A turma que acontece no Parque Rodoviário é conduzida pela instrutora Maria Lidiane, que ensinará para as participantes a bordar na imagem em serigrafia. Serão trabalhados ícones de Teresina como a Ponte Estaiada, Estação Ferroviária e outros pontos turísticos, além de flores e frutas típicas, como caju e manga. Esses ícones serão inseridos em panos de prato e de bandeja, almofadas, chaveiros e outras peças.

Já em Água Branca, a instrutora Joana D’arc ensinará técnicas de crochê e bordados em geral para confecção de acessórios de moda. Participam do treinamento artesãs ligadas à Associação das Bordadeiras de Água Branca.

Além dos cursos, o Sebrae inicia ainda este mês uma consultoria de Design de Produtos e Processos, que será destinada a artesãos do Polo Cerâmico do Poti Velho, localizado na zona norte da capital. Essa consultoria, que será realizada pelo arquiteto e designer Áureo Tupinambá, seguirá até novembro nas unidades de produção do polo.

“O foco dessa consultoria é a criação de uma coleção de produtos diferenciados, com identidade local, que deverá ser lançada em dezembro, na Loja Brasil Original, no Shopping Rio Poty”, acrescenta Rosa de Viterbo.

Para saber mais sobre as ações do Sebrae voltadas para o segmento do artesanato, os interessados podem procurar o Sebrae mais próximo. No Piauí, a instituição possui escritórios em Teresina, Parnaíba, Piripiri, São Raimundo Nonato, Floriano, Picos e Bom Jesus.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.