Fechar
GP1

Política

Arthur Lira é o candidato do PP à presidência da Câmara, diz Ciro

Segundo o senador, o nome do parlamentar se consolida entre os entes do partido, sendo ainda, uma figura que pode agradar o presidente Jair Bolsonaro.

Durante entrevista ao jornal Folha de São Paulo nesse sábado (21), o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, afirmou que o nome do deputado federal Arthur Lira (PP-AL) é o mais cotado para ir à disputa pela cadeira de presidente da Câmara dos Deputados, hoje ocupada por Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Segundo o senador, o nome do parlamentar alagoense segue se consolidando entre os entes do partido, que demonstram simpatia pela liderança que Lira impõe, sendo ainda, uma figura que pode agradar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

  • Foto: Davi Fernandes/GP1 Ciro Nogueira Ciro Nogueira

“Um nome hoje que está se consolidando é o do deputado Arthur Lira (PP-AL). É uma decisão do partido. Se fosse hoje, era o escolhido pela grande maioria do partido o deputado Arthur Lira, que é o líder. Eu acho que o presidente ficaria feliz, mas acho que ele não é o candidato do Bolsonaro”, destacou.

Volta do coronelismo

Como forma de não perder a presidência da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tenta viabilizar alguma forma de se manter no cargo, pois não é permitido ser presidente da casa por mais de uma vez no mesmo mandato de deputado. A regra também se aplica ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Nessa questão, caso Maia consiga uma forma de ser novamente candidato à cadeira de presidente da Câmara, o senador piauiense disse que isso seria a volta do coronelismo.

“A permissão para o Rodrigo ser candidato não pode ser uma emenda só 'se permite que o Maia seja candidato'. O nome dessa emenda seria Odorico Paraguaçu, porque é a volta do coronelismo. Não tem como fazer uma emenda só para ele. Vai se permitir os 5 mil e tantos prefeitos, os presidentes de Câmara, os governadores, o próprio presidente Bolsonaro serem candidatos indefinidamente. Acho difícil o Brasil virar uma Sucupira”, destacou.

NOTÍCIA RELACIONADA

Ciro Nogueira diz que 3 nomes do PP vão disputar sucessão de Maia

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.