Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Audiência na Câmara discute situação de venezuelanos em Teresina

"Agora não querem nos deixar sair com os meninos nas ruas. Eles sempre ajudaram a gente. Queremos comida, uma casa maior. Temos crianças e queremos saúde, médicos”, disse uma venezuelana.

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (26) uma audiência pública na Câmara Municipal de Teresina para tratar sobre a situação dos mais de 200 venezuelanos em Teresina. Segundo um levantamento da Semcaspi (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas), os imigrantes são oriundos da tribo Warao, no nordeste da Venezuela.

A audiência pública foi proposta pela vereadora Cida Santiago (PHS). A parlamentar disse que Teresina é “tida como uma cidade acolhedora” e não pode ser agora vai “expulsar” os venezuelanos.

  • Foto: GP1Eubi Paulino Bentacourdt Eubi Paulino Bentacourdt

“Cabe a nós nesse momento, nesse ato solidário, acolhermos da melhor forma possível e dando opções também para eles. Não é só tirar das ruas aqueles que tem crianças, mas dar condições para que eles possam se adaptar à realidade”, afirmou Cida.

Crianças nos sinais

Eubi Paulino Bentacourdt, venezuelana da tribo Warao, explicou que quer ajuda para toda a comunidade que está em Teresina. Durante entrevista, a venezuelana disse que o grupo está à procura de trabalho e que na cultura deles é natural que as crianças trabalhem. Na capital o estranhamento se dá por conta das crianças estarem pedindo esmola nos sinais.

“Estamos aqui há três semanas e agora não querem nos deixar sair com os meninos nas ruas. Eles sempre ajudaram a gente. Queremos comida, uma casa maior. Temos crianças e queremos saúde, médicos”, afirmou.

Pastoral do Imigrante

De acordo com Socorro Oliveira, coordenadora da Pastoral do Imigrante da Arquidiocese de Teresina, esta é a primeira experiência real com a imigração na capital. A pastoral está dando suporte aos 206 venezuelanos na capital piauiense.

“Estamos acompanhando no dia a dia nos abrigos, a gente está colaborando com alimentação, na orientação da organização das famílias e também a gente está dando orientação sobre a questão da fé, fortalecendo a esperança deles na nossa cidade”, disse.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura quer coibir mendicância de venezuelanos em Teresina

Prefeitura de Teresina orienta que venezuelanos não peçam esmolas

Situação de venezuelanos em Teresina será discutida em audiência

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.