Fechar
GP1

Política

Autoridades piauienses recebem medalha de Mérito no Trânsito

O evento foi realizado no Palácio de Karnak e teve a presença de diversas autoridades, ao todo foram 32 homenageados.

Lucas Dias/GP1 1 / 16 Solenidade realizada no Karnak Solenidade realizada no Karnak
Lucas Dias/GP1 2 / 16 Wellington Dias, Governador do Piauí Wellington Dias, Governador do Piauí
Lucas Dias/GP1 3 / 16 Diretor do Detran, Arão Lobão Diretor do Detran, Arão Lobão
Lucas Dias/GP1 4 / 16 Margarete Coelho recebe medalha de Wellington Dias Margarete Coelho recebe medalha de Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 5 / 16 Conselheiro Luciano Nunes está entre os homenageados Conselheiro Luciano Nunes está entre os homenageados
Lucas Dias/GP1 6 / 16 Wellington Dias entrega medalha a Erivan Lopes Wellington Dias entrega medalha a Erivan Lopes
Lucas Dias/GP1 7 / 16 Coronel Carlos Augusto recebe medalha do governador Wellington Dias Coronel Carlos Augusto recebe medalha do governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 8 / 16 Assis Carvalho Assis Carvalho
Lucas Dias/GP1 9 / 16 Gilberto Albuquerque entre os homenageados Gilberto Albuquerque entre os homenageados
Lucas Dias/GP1 10 / 16 Júlio Arcoverde Júlio Arcoverde
Lucas Dias/GP1 11 / 16 Wellington Dias, governador Wellington Dias, governador
Lucas Dias/GP1 12 / 16 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 13 / 16 Arão lobão Arão lobão
Lucas Dias/GP1 14 / 16 Margarete Coelho Margarete Coelho
Lucas Dias/GP1 15 / 16 Governador do Piauí, Wellington Dias Governador do Piauí, Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 16 / 16 Governador Wellington Dias em solenidade Governador Wellington Dias em solenidade

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realizou nesta segunda-feira (18) a entrega da medalha de Mérito de Educação e Segurança no Trânsito para diversas personalidades que contribuem para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao trânsito, como ações de prevenção de acidentes

O evento foi realizado no Palácio de Karnak e teve a presença de diversas autoridades, ao todo foram 32 homenageados, entre eles o governador Wellington Dias (PT), a vice-governadora Margarete Coelho (PP), o diretor geral do Detran, Arão Lobão, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Erivan Lopes, o deputado federal Assis Carvalho (PT), o procurador-geral de justiça, Cleandro Moura, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Luciano Nunes, entre outros.

Confira aqui a lista completa dos homenageados.

Na solenidade o governador Wellington Dias destacou a importância de ações voltadas ao trânsito, afirmando que “claro que somente a medalha não é uma política que irá resolver os problemas, mas entendemos da importância de se reconhecer o mérito de homens e mulheres que contribuem para um objetivo de grande importância para o nosso estado. Aqui foi dito pelo Arão, o quanto nós temos de desafiador, por uma particularidade que temos no nosso estado. Na prática éramos o estado com o maior número de vaqueiros do Brasil e a mudança foi muita forte e rápida, onde as pessoas começaram a andar em veículos, especialmente na motocicleta, então há necessidade de se ter um cuidado especial. Nosso objetivo é que para as pessoas pilotarem uma máquina, é preciso ter habilitação, para isso tem que ter a fiscalização e mais do que nunca uma integração com os municípios”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Entrega de Medalhas no KarnakEntrega de Medalhas no Karnak

O governador afirmou que os trabalhos que estão sendo realizados nessa área já estão dando resultados positivos. “Existe a necessidade de integração com os três poderes, com os municípios e com a sociedade. Sei que ninguém gosta da fiscalização, mas sem ela não há cumprimento da lei. Certamente é uma jornada grande. Essa integração já tem tido efeitos em vários municípios e destaco apenas como exemplo a cidade de Teresina, onde tivemos uma redução em 40% dos acidentes nesse primeiro semestre desse ano e isso não é pouco, estamos falando de vidas”.

O diretor Arão Lobão destacou os serviços realizados pelo Detran. “Além do reconhecimento dos relevantes serviços prestados na educação e segurança do trânsito pelas personalidades homenageadas, temos a abertura oficial da semana nacional do trânsito. Vamos alertar sobre o consumo de bebidas e o uso do celular no trânsito que são os responsáveis pelos maiores números de acidentes, vamos dar atenção ainda a condução sem os objetos de segurança e sem carteira de habilitação. Já visitamos nesse ano mais de 60 cidades e estamos atuando de forma contínua, levando a banca examinadora em vários municípios como forma de facilitar a retirada da carteira, assim como criando as condições de atendimentos mais rápidos aos usuários”, disse.

O deputado estadual Júlio Arcoverde (PP) foi um dos homenageados e comentou sobre a decisão do diretor do Detran, Arão Lobão, e do governador Wellington Dias de criarem a medalha. Ele afirmou que muitas pessoas que trabalham pelo trânsito não são reconhecidas. “Fiquei muito feliz, pois a gente que é da área do trânsito e já militou muito no Detran e Denatran, sabe da necessidade das pessoas que trabalham pelo trânsito de serem reconhecidas pelo governo e pelas sociedades organizadas. A criação dessa medalha vem para homenagear aquelas pessoas que trabalham na preservação da vida. O trânsito hoje brasileiro precisa de três elementos muito fortes para ter um ordenamento, que é a fiscalização,a capacitação do motorista e principalmente a educação no trânsito, que tem que vir lá da escola, para quando for tirar a carteira, o estudante já estar capacitado e educado. Hoje no Brasil, cai um avião por dia no trânsito brasileiro, mais de 300 pessoas morrem e o mais preocupante é que 60% são jovens de 18 a 25 anos. Estamos perdendo uma geração por causa do trânsito brasileiro”, afirmou o deputado.

*Com informações de Thais Guimarães, direto do local

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.