Fechar
GP1

Eleições 2018

Bancada do MDB volta a se reunir para resolver impasse

Na chegada a reunião, o deputado Themístocles preferiu não falar com a imprensa sobre a situação. "Depois eu falo, tenha calma. Eu só posso falar com calma", afirmou o parlamentar.

A bancada do MDB está reunida novamente nesta quinta-feira (19) na sede do partido em Teresina para discutir os impasses internos ocasionados pela decisão do governador Wellington Dias (PT) em manter a senadora Regina Sousa (PT) na vaga de vice e com Marcelo Castro (MDB) disputando o Senado, excluindo assim o nome mais defendido pelos emedebistas que era o de Themístocles Filho como vice.

Na chegada a reunião, o deputado Themístocles preferiu não falar com a imprensa sobre a situação. "Depois eu falo, tenha calma. Eu só posso falar com calma", afirmou o parlamentar.

Na quarta-feira (18) a bancada do MDB se reuniu novamente com o governador, que manteve a sua decisão e não aceitou o pedido para Themístocles ser o vice. O GP1 apurou, que mesmo não gostando da decisão, o medo dos parlamentares de não conseguirem se reeleger, acabou influenciando na decisão de continuarem no governo.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Themístocles FilhoThemístocles Filho

Decisão do governador

Wellington Dias agiu de forma estratégica nesse assunto. O Partido dos Trabalhadores estava querendo ir para a disputa proporcional, para deputado estadual e federal, em chapa pura. Sabendo da preocupação dos partidos aliados na eleição dos seus candidatos, o governador então propôs que o “chapão”, com todas as siglas aliadas, só aconteceria se Regina Sousa fosse a vice e Marcelo Castro como candidato ao Senado.

Com o "chapão" os partidos vão poder eleger mais deputados e sem essa grande coligação, o MDB pode perder sua boa representação na Assembleia Legislativa e na Câmara, preocupando principalmente os que tentam a reeleição, que mesmo contra a decisão de Wellington, preferem continuar no governo.

Importância da vice

A briga pela vaga de vice é porque, se for reeleito, Wellington deve sair do cargo para disputar o Senado nas eleições de 2020. Dessa forma o vice assume o comando do Governo do Piauí. Para o Partido dos Trabalhadores é importante continuar no governo e isso só seria possível se um petista ficasse na vice

Atrito entre Marcelo e Themístocles

Além dessa situação, fica estremecida a relação entre Themístocles e Marcelo Castro, já que este último, tem sido apontado como um dos que trabalhou para esse acordo, mesmo negando ter participado dessa articulação. Para o PT é importante ter na chapa uma pessoa de confiança. Marcelo sempre foi bem visto pelos petistas, principalmente por apoiar o partido por diversas vezes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bancada do MDB decide acatar proposta de Wellington Dias

Themístocles Filho prefere ficar calado após encontro do MDB

Deputados do MDB vão defender em convenção rompimento com Wellington

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.