Fechar
GP1

Economia e Negócios

Banco Central reduz taxa Selic para 6,75% ao ano

A decisão foi por unanimidade. Com isso, a taxa básica caiu de 7% para 6,75% ao ano, a 11ª redução consecutiva.

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira (07), reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto porcentual. A decisão foi por unanimidade. Com isso, a taxa básica caiu de 7% para 6,75% ao ano, a 11ª redução consecutiva.

A nova taxa é a menor desde o início do regime de metas de inflação, em 1999, e a mais baixa de toda a série histórica do Banco Central, iniciada em 1986.

Em nota, o Copom afirmou que: “Considerando o cenário básico, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, pela redução da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 6,75% a.a. O Comitê entende que esse movimento é compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante para a condução da política monetária, que inclui os anos-calendário de 2018 e, com peso menor e gradualmente crescente, de 2019”.

O Copom deixou em aberto se a trajetória de queda de juros será interrompida nas próximas reuniões ou se haverá espaço para novas reduções.

“Para a próxima reunião, caso o cenário básico evolua conforme esperado, o Comitê vê, neste momento, como mais adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária. Essa visão para a próxima reunião pode se alterar e levar a uma flexibilização monetária moderada adicional, caso haja mudanças na evolução do cenário básico e do balanço de riscos”, diz outro trecho da nota.

Ainda de acordo com o Copom, “os próximos passos da política monetária continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos, de possíveis reavaliações da estimativa da extensão do ciclo e das projeções e expectativas de inflação”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.