Fechar
GP1

Sebastião Leal - Piauí

Barragem do Bezerro ainda corre risco de rompimento

Mais de 45 famílias já foram evacuadas, mas alguns moradores ainda persistem em continuar no local.

A Prefeitura de José de Freitas informou nesta segunda-feira (9) que ainda existe risco de rompimento da Barragem do Bezerro, que está com o nível de água elevado, o que acabou causando fissuras, gerando perigo para os moradores da região.

Mais de 45 famílias já foram evacuadas, mas alguns moradores ainda persistem em continuar no local. Nesta segunda-feira já foram realizadas obras com o objetivo de ajudar na contenção das águas, e até o momento já houve uma redução de 8 cm no nível da água, mas a situação ainda é crítica.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Barragem do Bezerro em José de FreitasBarragem do Bezerro em José de Freitas

Em nota, a prefeitura informou que “a força tarefa composta por diversos órgãos continua realizando os trabalhos de alargamento do sangrador da Barragem do Bezerro, visando o alívio da pressão e diminuição do nível do reservatório, para que os reparos em sua estrutura possam ser realizados. O risco de rompimento ainda existe, e pedimos aos moradores e populares para que não se desloquem até o local. Somente pessoal autorizado tem acesso a Barragem do Bezerro”.

Quem não tiver um local para se abrigar, estão sendo disponibilizadas as escolas municipais Caic e Agripina Portela, onde uma equipe da Secretaria Municipal de Ação Social está no local para atender os moradores.

Outras cidades inundadas

A situação da barragem acaba afetando outros municípios, com a vazão do sangradouro da barragem, essa água vai para o rio Marataoan, o que pode fazer ele transbordar e alagar algumas regiões localizadas nos municípios de Lagoa Alegre, Cabeceiras, Batalha, Barras e Esperantina. A Defesa Civil do Piauí chegou a emitir um alerta para essas cidades.

Prefeito alertou sobre a situação

O prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, disse ao GP1 nesta segunda-feira que já havia informado o Governo do Estado do Piauí, em março do ano passado, sobre as condições da Barragem do Bezerra. “Há um ano atrás eu me reuni com diversos órgãos para tratar sobre isso. Enviei esse ofício, mas efetivamente não foi feito nada. E pelo fato do município não ser responsabilidade pela barragem, que é do Estado, fiquei aguardando a recuperação, pois na época não havia um risco tão grande”, disse ele.

Vídeo a barragem:

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.