Fechar
GP1

Saúde

Bolsonaro anuncia que novo protocolo sobre cloroquina sai hoje

Bolsonaro tem defendido o uso do remédio em estágios iniciais da doença desde o começo de abril, o que provocou conflitos com governadores e ministros.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou as redes sociais na manhã desta quarta-feira, 20, para anunciar que um novo protocolo sobre o uso da cloroquina em pacientes com covid-19 será lançado ainda hoje pelo Ministério da Saúde. Bolsonaro tem defendido o uso do remédio em estágios iniciais da doença desde o começo de abril, o que provocou conflitos com governadores e ministros.

O presidente escreveu: "Dias difíceis. Lamentamos os que nos deixaram. Hoje teremos novo protocolo sobre a Cloroquina pelo Ministério da Saúde. Uma esperança, como relatado por muitos que a usaram. Que Deus abençoe o nosso Brasil."

A insistência de Bolsonaro pelo uso da droga para o tratamento da covid-19 tem provocado mal-estar dentro de sua própria equipe. O pedido de demissão de Nelson Teich, por exemplo, teve como estopim a ordem do presidente para que o general Eduardo Pazuello - então secretário executivo da pasta e atualmente ministro interino - assinasse um decreto liberando o uso do remédio para todos os pacientes infectados pelo novo coronavírus.

O presidente já havia anunciado ontem, em entrevista ao jornalista Magno Martins, que o novo protocolo sobre a cloroquina seria liberado hoje, Durante a entrevista, Bolsonaro brincou com o tema, repetindo diversas vezes durante a transmissão que: "Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda, Tubaína."

Apesar da aberta defesa do presidente, os efeitos da cloroquina no tratamento ao novo coronavírus ainda não tem comprovação científica. Três dos principais médicos e pesquisadores que têm se dedicado nos últimos meses ao estudo e tratamento da doença no Brasil afirmaram ao Estado, de forma unânime, que ainda não existem testes que comprovem a eficácia do medicamento no tratamento da covid-19.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.