Fechar
GP1

Sumaré - São Paulo

Bolsonaro sobrevoa área atingida por rompimento de barragem em MG

O presidente está acompanhado dos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Santos Cruz (Secretaria de Governo) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa).

O presidente Jair Bolsonaro sobrevoa na manhã deste sábado, 26, a área onde ocorreu o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), onde até o momento foram contabilizadas nove mortes. Bolsonaro desembarcou no aeroporto de Confins, pouco depois das 10h da manhã e deve retornar ao local após o sobrevoo, para uma reunião com autoridades locais e representantes da companhia.

O presidente está acompanhado dos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Santos Cruz (Secretaria de Governo) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa). A primeira-dama Michelle Bolsonaro não viajou para Minas, de acordo com a Assessoria do Palácio do Planalto.

  • Foto: Divulgação/Presidência da República Jair Bolsonaro sobrevoa área atingidaJair Bolsonaro sobrevoa área atingida

Entenda o caso

Uma barragem da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu na tarde desta sexta-feira, 25. Segundo a empresa, a área administrativa, onde estavam funcionários, foi atingida, assim como a comunidade da Vila Ferteco.

Segundo informações do site da Vale sobre as barragens da região, a barragem 1 foi construída em 1976 e tem volume de 12,7 milhões de m³. Atualmente, a barragem não receberia material, pois o beneficiamento do minério na unidade é feito à seco, ainda de acordo com o site. Para efeito de comparação, a barragem da Samarco que em 2015 se rompeu, soterrando o distrito de Bento Rodrigues e matando 19 pessoas, tinha 50 milhões m³ de rejeitos.

Em primeira análise, o Ibama afirma que a primeira estrutura receptora dos impactos seria a Barragem de Retiro Baixo, a cerca de 150 quilômetros do ponto de rompimento. A equipe do Núcleo de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais do Ibama se deslocou para o local com servidores da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Minas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bombeiros confirmam nove mortos na tragédia de Brumadinho

Juiz bloqueia R$ 1 bilhão da Vale por desastre em Brumadinho

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.