Fechar
GP1

Campo Maior - Piauí

Bombeiros iniciam semana de combate ao suicídio com palestra em Timon

A palestra, que ocorreu no Colégio Militar Tiradentes V, foi voltada aos profissionais da Segurança Pública e contou com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Dmtrans e Sam

Alef Leão/ GP1 1 / 13 Colégio Militar Tiradentes V Colégio Militar Tiradentes V
Alef Leão/ GP1 2 / 13 Tenente Raphaello Carvalho, do Corpo de Bombeiros de Timon, ministrou a palestra Tenente Raphaello Carvalho, do Corpo de Bombeiros de Timon, ministrou a palestra
Alef Leão/ GP1 3 / 13 Palestra ministrada pelo Tenente Raphaello Palestra ministrada pelo Tenente Raphaello
Alef Leão/ GP1 4 / 13 Semana do combate ao suicídio teve início na manhã desta segunda-feira (28) Semana do combate ao suicídio teve início na manhã desta segunda-feira (28)
Alef Leão/ GP1 5 / 13 Tenente Raphaello Carvalho ministrando a palestra Tenente Raphaello Carvalho ministrando a palestra
Alef Leão/ GP1 6 / 13 A palestra ocorreu no Colégio Militar Tiradentes V, foi voltada aos profissionais da Segurança Pública A palestra ocorreu no Colégio Militar Tiradentes V, foi voltada aos profissionais da Segurança Pública
Alef Leão/ GP1 7 / 13 Semana de combate ao suicídio promovida pelo 7º Batalhão de Bombeiro Militar de Timo Semana de combate ao suicídio promovida pelo 7º Batalhão de Bombeiro Militar de Timo
Alef Leão/ GP1 8 / 13 A palestra ocorreu no Colégio Militar Tiradentes V A palestra ocorreu no Colégio Militar Tiradentes V
Divulgação/Bombeiros/MA 9 / 13 Bombeiros na luta contra o suicídio Bombeiros na luta contra o suicídio
Divulgação/Bombeiros/MA 10 / 13 Bombeiro mirim Bombeiro mirim
Divulgação/Bombeiros/MA 11 / 13 Bombeiros do Maranhão Bombeiros do Maranhão
Divulgação/Bombeiros/MA 12 / 13 Semana do combate ao suicídio  Semana do combate ao suicídio
Divulgação/Bombeiros/MA 13 / 13 Bombeiros mirim fazendo parte do trabalho Bombeiros mirim fazendo parte do trabalho

Teve início na manhã desta segunda-feira (28) a semana de combate ao suicídio, promovida pelo 7º Batalhão de Bombeiro Militar de Timon, com a palestra “Abordagem técnica a tentativas de suicídio”, ministrada pelo tenente Raphaello Carvalho.

A palestra, que ocorreu no Colégio Militar Tiradentes V, foi voltada aos profissionais da Segurança Pública e contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, Guarda Municipal, Dmtrans e Samu, órgãos que prestam serviços rotineiros junto às comunidades na cidade de Timon.

De acordo com o tenente Raphaello Carvalho, a palestra foi realizada em função da necessidade de aproximar a linguagem entre os profissionais que lidam com situações de tentativa de suicídio, ampliando noções de técnicas de abordagem. “O objetivo dessa palestra foi integrar todos os órgãos que trabalham nesse atendimento em Timon e regiões vizinhas de forma que a gente pudesse atender os nossos pacientes de maneira mais humanizada possível. A gente sabe que a problemática do suicídio é real e nós temos ferramentas que podemos utilizar nesse atendimento, entendendo o paciente como ser humano. Então, esse atendimento humanizado foi o objetivo dessa palestra hoje”, explicou.

A programação vai contar ainda com ações nas pontes que ligam Timon a Teresina, com distribuição de mensagens de acolhimento no combate ao suicídio. “Hoje à tarde vai haver a colocação de telefones úteis e nós vamos apresentar mensagens de acolhimento a essas pessoas para que, em sentindo esses momentos de solidão, elas possa ter contato”, ampliou.

No mês de novembro, haverá um curso de "Abordagem técnica a tentativa de suicídio" voltado especificamente para profissionais da Segurança Pública e Samu de Timon.

Setembro Amarelo

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina, realizam desde o ano de 2014 a campanha Setembro Amarelo dentro da programação do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que ocorre em 10 de setembro.

Estima-se que são registrados aproximadamente 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo, na maioria jovens. Um levantamento feiro pela ABP mostra que 96,8% dos registros de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saiba quais locais contribuem com a prevenção do suicídio em Teresina

Sancionado projeto de Ciro Nogueira que criminaliza incentivo ao suicídio

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.