Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Brasil tem mais 11 universidades no ranking das melhores do mundo

Os dados deste levantamento, que inclui 1396 universidades de 92 países e regiões, foram divulgados no dia 11 de setembro.

A revista britânica Times Higher Education (THE) divulgou ranking das melhores universidades do mundo. O Brasil subiu da 9ª para a 7ª posição com 46 universidades, superando países como Chile, Itália e Espanha. Os dados deste levantamento, que inclui 1396 universidades de 92 países e regiões, foram divulgados no dia 11 de setembro. A líder é a Universidade de Oxford, do Reino Unido, que já ocupava o topo no ano anterior.

Em 2018, havia 35 universidades brasileiras, já este ano, mais 11 entraram na lista, totalizando 46 instituições de ensino superior.

A revista, que é uma das mais importantes em avaliação do ensino superior do mundo, utilizou critérios como ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento como indicadores de desempenho das universidades.

Segundo o Estadão, a editora do ranking classificou como "conquista" o fato de o Brasil ter avançado em relação ao ano anterior em número de representantes.

"No entanto, é lamentável que todos os novos registros (as instituições que entraram na lista) do Brasil estejam fora do top 1000 e que várias outras estejam fora da tabela. As constantes questões de financiamento e a falta de uma estratégia de ensino superior não ajudam a solucionar este problema", afirmou a editora.

A coleta mais recente de dados para a elaboração da lista global aconteceu em março de 2019. O período, portanto, não considera o contingenciamento de verbas por que passam hoje as universidades federais, já que o bloqueio foi imposto no fim de abril.

Confira abaixo a relação das 11 novas universidades brasileiras

Universidade de Caxias do Sul (RS)

Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ouro Preto (MG)

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RN)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade de Fortaleza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Universidade do Estado de Santa Catarina

Universidade Estadual de Santa Cruz (BA)

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.