Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Cães capturados pelo Zoonoses são levados para abrigo em Teresina

O caso tomou repercussão após a divulgação do vídeo, que chamou a atenção de protetores de animais, pois um dos cachorros apresentava sangramento na região da boca.

Os cachorros que foram filmados amarrados pelo pescoço e pelo focinho, quando estavam sendo levados por agentes do Centro Zoonoses no bairro Dirceu, na zona sudeste de Teresina, foram encaminhados na manhã deste domingo (1º), para um abrigo, onde poderão ser adotados.

Um grupo de protetores de animais independentes foi responsável pelo processo de transferência dos animais na manhã de hoje e em um vídeo registrado por Raíssa Rocha, uma das protetoras, os animais estavam sendo levados para o novo abrigo, após dois dias no Zoonoses.

O caso tomou repercussão após a divulgação do vídeo, que chamou a atenção de protetores de animais, pois um dos cachorros apresentava sangramento na região da boca. O Centro Zoonoses tinha alegado que a conduta dos agentes foi realizada devido aos animais serem considerados agressores e que estariam causando perigo para os populares.

Como o Centro Zoonoses faz parte da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a pasta tomou conhecimento do caso e informou que um processo administrativo será realizado para avaliar as condutas dos funcionários.

Vídeo mostra cães amarrados e sangrando durante captura em Teresina

Um vídeo registrado na tarde desta quinta-feira (28), na zona sudeste da Capital, mostrou o momento em que cachorros são amarrados pelo pescoço e pelo focinho, quando estavam sendo levados por agentes do Centro Zoonoses de Teresina. Veja a matéria completa: https://www.gp1.com.br/noticias/video-mostra-caes-amarrados-e-sangrando-durante-captura-em-teresina-467253.html #PortalGP1 #GP1 #Teresina

Posted by GP1 - O 1º Grande Portal de Notícias do Piauí on Thursday, November 28, 2019

Além das instituições, um Boletim de Ocorrência contra Zoonoses foi registrado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Confira a nota da FMS:

A FMS informa que irá instaurar processo administrativo para avaliar a conduta dos profissionais da Gezoon durante recolhimento de cães em situação de rua, conforme vídeo publicado nas redes sociais.

Informa também que recolheu os animais depois de denúncia de que eles estavam agredindo pessoas que estavam passando pela rua.

Atualmente, os cães encontram-se no canil aguardando o prazo de 72 horas, previsto pelo código sanitário, para que os possíveis tutores possam ir buscá-los. Após este prazo, caso os tutores não apareçam, os animais serão encaminhados para adoção.

Confira a nota do Centro Zoonoses:

A Gerência de Zoonoses informa que recolhe animais agressores e com sintomatologia de algumas zoonoses. A Gezoon recebeu a solicitação de uma empresa via oficio, denunciando que os animais estavam soltos na porta da empresa agredindo pessoas e funcionários, o que motivou o atendimento. Durante a ação, houve tumulto, ocasionando stress nos animais e dificultando a captura. Os animais se encontram no canil aguardando o prazo de 72 horas, previsto pelo código sanitário, para que os possíveis tutores possam ir buscá-los. Após este prazo, caso os tutores não apareçam os animais serão encaminhados para adoção.

NOTÍCIA RELACIONADA

Vídeo mostra cães amarrados e sangrando durante captura em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.