Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Cães e gatos da zona rural devem ser vacinados neste sábado (24)

A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizará neste sábado (24), a vacinação contra a raiva em cães e gatos dos povoados rurais das zonas norte e leste. No sábado seguinte, dia 31, será a vez das comunidades rurais das regiões sul e sudeste.

“Solicitamos que todos os responsáveis, principalmente de sítios, prendam seus animais para que no momento que as equipes de vacinação passem por essas propriedades eles possam receber a vacina. É de suma importância vacinarmos esses animais, para evitarmos que na zona rural haja transmissão ou circulação do vírus da raiva. Lembrando que a única forma de prevenir é por meio da vacinação. A raiva é uma doença que mata”, afirma Oriana Bezerra, gerente de zoonoses de Teresina.

A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. “As vacinas dos animais são produzidas com o mesmo cuidado que a dos humanos, e não há reaproveitamento de agulhas, porque nós respeitamos tanto os animais quanto os humanos que cuidam deles”, diz a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.