Fechar
GP1

Brasil

Câmara notifica Flordelis sobre processo que pode levar à sua cassação

Acusada de matar o marido, parlamentar tem cinco dias para apresentar sua defesa.

O corregedor da Câmara, deputado Paulo Bengston (PTB-AM), entregou na tarde desta quarta-feira, 9, à deputada Flordelis (PSD-RJ) notificação sobre processo disciplinar que pode levar à cassação do mandato da parlamentar, acusada de matar o marido. Agora, ela tem cinco dias para apresentar sua defesa.

Bengston foi até o apartamento funcional da parlamentar em Brasília para fazer a entrega. "Como ela já estava em casa, ouvimos ela informalmente", disse Bengston ao Estadão/Broadcast.

O corregedor ficou mais de uma hora na residência da parlamentar. Ela estava acompanhada de um advogado e de uma assessora. Flordelis era aguardada nesta manhã na Câmara, mas não compareceu. Com isso, Bengtson decidiu ir ao encontro da deputada em sua casa.

Após Flordelis apresentar sua defesa, por escrito, o corregedor tem até 45 dias para dar o seu parecer sobre o caso. Só então a Mesa Diretora vai decidir se envia o processo ao Conselho de Ética da Câmara, colegiado responsável por analisar a conduta dos parlamentares e recomendar a cassação. Cabe ao plenário, no entanto, decidir se a acusação de assassinato é ou não motivo para perda do mandato de deputada.

"A gente já tem o processo adiantado aqui na corregedoria. Fizemos aqui uma força-tarefa, já está bem adiantado. Então, creio que em 10, 15 dias, no mais tardar, já temos o parecer pronto", disse Bengtson.

Em entrevista ao Estadão na semana passada, o presidente do Conselho de Ética, Juscelino Filho (DEM-MA), também disse que dará "celeridade às respostas que todos esperam" sobre o caso.

A parlamentar foi denunciada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro no mês passado como mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, morto em junho do ano passado. Dois filhos dela - entres adotados e biológicos, são 55 - já estavam presos pelo crime. No último dia 24, outros cinco, além de uma neta, também foram presos acusados de participação no assassinato.

A investigação durou mais de um ano, e os responsáveis pelo inquérito concluíram que a deputada "foi a autora intelectual, a grande cabeça desse crime". A defesa de Flordelis nega o envolvimento da parlamentar e diz que a investigação é "contraditória e espetaculosa".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Câmara inicia processo para definir destino de Flordelis como deputada

Câmara deve se reunir para decidir destino da deputada Flordelis

Flordelis tentou convencer filhos a não denunciá-la, diz polícia

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.