Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Caminhoneiros fazem manifestação contra alta do diesel na BR 316

As manifestações ocorrem simultaneamente na BR 316, na zona sul de Teresina e nas cidades de Uruçuí e Marcolândia, no Sul do estado.

Lucas Dias/GP1 1 / 7 Caminhoneiros fazem protesto contra alta do diesel na BR 316 Caminhoneiros fazem protesto contra alta do diesel na BR 316
Lucas Dias/GP1 2 / 7 Caminhoneiros realizam manifestação contra alta do diesel na BR 316 Caminhoneiros realizam manifestação contra alta do diesel na BR 316
Lucas Dias/GP1 3 / 7 Caminhoneiros fazem manifestação contra alta do diesel em Teresina Caminhoneiros fazem manifestação contra alta do diesel em Teresina
Lucas Dias/GP1 4 / 7 Protesto dos caminhoneiros contra a alta do diesel na BR 316 em Teresina Protesto dos caminhoneiros contra a alta do diesel na BR 316 em Teresina
Lucas Dias/GP1 5 / 7 Caminhoneiro Edvan Ferreira Caminhoneiro Edvan Ferreira
Lucas Dias/GP1 6 / 7 Manifestação dos caminhoneiros na BR 316 Manifestação dos caminhoneiros na BR 316
Lucas Dias/GP1 7 / 7 Manifestação dos caminhoneiros na BR 316 em Teresina Manifestação dos caminhoneiros na BR 316 em Teresina

Caminhoneiros voltaram a protestar contra a alta do diesel nesta quarta-feira (23) no Piauí. As manifestações ocorrem simultaneamente na BR 316, na zona sul de Teresina e nas cidades de Uruçuí e Marcolândia, no Sul do estado.

De acordo com o líder do movimento que ocorre em Teresina, Edvan Ferreira, caminhoneiro autônomo há 23 anos, os trabalhadores não estão mais tendo condições de exercer suas atividades. “No decorrer de décadas nós temos sofrido perdas e mais perdas. De um ano para cá se alastrou de tal forma que nós não temos a mínima condição de continuar mantendo nossas atividades. A principal reivindicação é uma diminuição no custo do transporte de cargas e especificamente do preço do óleo diesel. Depois que a Petrobras adotou essa política de preços baseada no dólar, tem complicado e muito a nossa vida. Nós não estamos condições de manter nossos caminhões rodando”, afirmou.

Segundo ele, o objetivo do movimento é também conseguir uma adesão da população. “Nosso objetivo é também mobilizar a população e somar forças aos movimentos que estão acontecendo em todo o país. É uma movimentação pacífica e a nossa intenção é mobilizar a sociedade para entrar conosco nessa causa. Não é só uma luta dos caminhoneiros, mas de todos os brasileiros”, ressaltou.

Após a concentração na BR 316, os caminhoneiros seguem até o posto fiscal no balão da Tabuleta, também na zona sul de Teresina. Até o momento, cerca de 10 caminhões participam do movimento. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está controlando o trânsito na região.

Retirada do tributo sobre o diesel

Em relação a decisão do governo federal, de zerar um tributo sobre o diesel, o caminhoneiro afirmou que a decisão é irrelevante. “É insignificante hoje para o transporte. É como se o governo tivesse dando com uma mão e tomando com as duas. Não significa nada para nós, pois já temos perdas em décadas e agora foi só o estopim da bomba, quando se tornou inviável a atividade do transporte de cargas”, explicou.

Manifestação em todo o país

Ainda segundo Edvan Ferreira, a manifestação está acontecendo em todo o país. No Piauí, ela ocorre também em Uruçuí e Marcolândia. “Nós somos um movimento independente. Os caminhoneiros já estão parados em Uruçuí e Marcolândia, mas não estamos ligados diretamente uns aos outros. Estamos aqui em Teresina somando forças com os irmãos caminhoneiros que estão Brasil a fora. Não queremos aumento de frete, queremos redução nos nossos custos, pois temos consciência que é inviável atrelar o preço do frete ao do óleo diesel, que é a lógica do transporte”, destacou.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Caminhoneiros bloqueiam trecho da PI 247 em Uruçuí

Caminhoneiros fazem novos protestos em vários estados do Brasil

Caminhoneiros fazem protestos em 17 estados do Brasil

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.