Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Campanha para Abolição de Armas Nucleares ganha Nobel da Paz

Anúncio da premiação foi feito na manhã desta sexta-feira (06), em Oslo, na Noruega.

A Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (ICAN) ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2017. O anúncio da premiação foi feito na manhã desta sexta-feira (06), em Oslo, na Noruega.

De acordo com informações do G1, a organização foi premiada por seu trabalho para chamar a atenção para as consequências humanitárias catastróficas do uso de armas nucleares e pelos seus esforços inovadores para conseguir uma proibição da utilização dessas armas.

Segundo o comitê, o prêmio acontece em um momento em que vários países estão modernizando os seus arsenais, como a Coreia do Norte. “As armas nucleares representam uma ameaça constante para a humanidade e para toda a vida na Terra”, afirma.

  • Foto: REUTERS/Denis BalibouseVencedores do Nobel da PazVencedores do Nobel da Paz

Beatrice Fihn, líder da campanha, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong-Un devem saber que armas nucleares são ilegais. Ao responder ao pedido de dar uma mensagem aos dois líderes, ela foi enfática. “As armas nucleares são ilegais. A ameaça de usar armas nucleares é ilegal. Ter armas nucleares, desenvolver armas nucleares é ilegal. Eles precisam parar”, declarou.

A porta-voz da campanha, Daniela Verado, disse que a organização ficou muito feliz por ter ganho o prêmio. "Estamos entusiasmados, esta é uma ótima notícia. É um grande reconhecimento para o trabalho que fizeram os ativistas ao longo dos anos e especialmente o Hibakusha (como são chamadas as pessoas afetadas pelas bombas atômicas no Japão). Esse testemunho foi crítico, crucial e para um sucesso tão surpreendente", afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.