Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Candidata Lucineide Barros quer investir na segurança de Teresina

Neste sábado (19), haverá uma reunião para discutir sobre o seu plano de governo que deverá ser lançado no final de setembro.

A candidata do PSOL à Prefeitura de Teresina, Lucineide Barros, conversou com o GP1, nesta sexta-feira (18), sobre a sua campanha e destacou que pretende investir na segurança. Neste sábado (19), haverá uma reunião para discutir sobre o seu plano de governo que deverá ser lançado no final de setembro.

Um dos principais pontos apresentados pela candidata é em relação à segurança pública, que segundo ela, é dependente de outros fatores. “Nós entendemos que a segurança é uma política que depende de todas as outras, ela é resultado de um conjunto de ações integradas que visa em o bem viver das pessoas e nós estamos, inclusive, apostando em uma política para Teresina do bem viver”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Lucineide BarrosLucineide Barros

“O que a gente tem dito é que sem uma boa condição de moradia, habitabilidade, sem, principalmente, uma boa condição de geração de trabalho, de emprego e de renda não é possível pensar em uma segurança que se sustente como política”, completou.

Lucineide disse ainda que tem observado que as condições de acesso à educação melhoraram no país, por uma luta também da sociedade, mas que ao mesmo tempo observa que a juventude está se formando e permanecendo sem uma perspectiva. “Os jovens estão sem horizonte, eles precisam de um lugar, de um espaço no mundo do trabalho e essa é uma condição que agrava muito a insegurança”, declarou a candidata.

Humanização da segurança pública

Para Lucineide é necessário que as polícias sejam humanizadas para que saiba lidar com a população, que às vezes acaba sofrendo pela falta de treinamento. “Por outro lado, estamos vendo que há uma aposta muito grande no aparato de Guarda Municipal, essa guarda foi pensada a partir de uma outra concepção, que era de segurança do patrimônio municipal, e hoje nós temos uma Guarda Municipal armada que tem um histórico muito forte de agressão, principalmente, a juventude, pobre, negra, e da periferia. Então, nós entendemos que é necessário humanizar o aparato de segurança, integrar as polícias”, afirmou.

“Inclusive, precisamos revisar essa ideia da Polícia Militar porque nós precisamos é de um aparato que se mova pelos princípios da vida e junto com isso melhorar o conjunto das políticas”, emendou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Lucineide BarrosLucineide Barros quer investir na segurança

Plano de governo

De acordo com a candidata, seu plano de governo deve ser apresentado logo no início da campanha. “No dia 27 que é o primeiro dia de campanha e vamos fazer a largada da companha com um ‘bicicletaço’ que será às margens do Rio Poty, saindo do encontro dos rios até o parque Lagoas do Norte onde a gente quer falar sobre sustentabilidade ambiental”, explicou.

“Nós queremos falar sobre direto à cidade porque aquelas famílias estão ameaçadas de saírem dali, apesar de serem fundadoras de Teresina, e queremos falar sobre uma outra lógica de vida da cidade que é a lógica orientada pelo que a gente tá chamando de bem viver, uma cosmovisão que entende que é necessário estabelecer outro tipo de relação de pessoas entre pessoas, de pessoas e outros animais e de pessoas e o meio ambiente então, isso se relaciona muito fortemente com a nossa orientação geral que é de construção de uma política socialista e o socialismo nesse sentido implica em colocar as vidas acima do dinheiro, acima do lucro e nós não estamos falando só de vidas humanas, estamos falando de um conjunto de vidas que existe nesse planeta, nessa cidade, e que precisam viver harmonicamente”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.