Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Candidatos a reitoria da UFPI participam de debate nesta sexta-feira

De acordo com a UFPI, serão feitas ao todo, 16 perguntas, que ao longo do debate serão sorteadas para os concorrentes.

Ocorre nesta sexta-feira (31), às 19h30, o primeiro debate entre os professores que irão disputar a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio de videoconferência no canal do YouTube da instituição.

De acordo com a UFPI, serão feitas ao todo, 16 perguntas, que ao longo do debate serão sorteadas para os concorrentes, assim, até o final de todo o processo, cada candidato irá responder quatro perguntas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Universidade Federal do PiauíUniversidade Federal do Piauí

Os temas possíveis para as perguntas são: ensino, pesquisa e pós-graduação, extensão; assistência estudantil; gestão administrativa e acadêmica; autonomia e financiamento; democracia institucional; internacionalização; integração com a educação técnica e básica; infraestrutura; universidade em tempos de pandemia; políticas afirmativas e inclusão social.

Atualmente, cinco chapas estão compondo a disputa pela reitoria da UFPI. A consulta acadêmica para definir o novo gestor vai ocorrer no dia 12 de agosto, por meio da plataforma digital SIG Eleição.

A atual gestão é composta pelo reitor José Arimatéia Dantas Lopes e pela vice-reitora Nadir Nogueira. Poderão participar da consulta acadêmica docentes efetivos, servidores técnico-administrativos e estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação (ensino presencial e à distância), de Colégios Técnicos, de cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, e de residências uni e multiprofissionais.

Essa votação, no entanto, não tem fim deliberativo, mas apenas consultivo. A escolha do novo representante da reitoria na realidade é feita pelo Ministério da Educação (MEC), que deverá decidir entre três chapas elencadas em uma lista tríplice, que é elaborada pelo Conselho Universitário (CONSUN) com base na consulta acadêmica.

Saiba quais professores vão disputar a reitoria:

Chapa Experiência, Educação e Compromisso

Chapa dos professores Gildásio Guedes (reitor) e Viriato Campelo (vice-reitor). Gildásio Guedes possui mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com ênfase em tecnologias digitais. Viriato Campelo é doutor em Medicina pela Universidade São Paulo (USP), além de outras formações na área da saúde, mais especificamente ligada a Medicina Tropical.

Chapa RENOVAUFPI

Composta pela professora Sandra Lima Vasconcelos Ramos (disputando o cargo de reitora), e pelo professor Bruno Leandro Maranhão Diniz (vice-reitor). Sandra Ramos é professora efetiva do Centro de Ciências da Educação (CCE) e possui Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição. Bruno Diniz é docente do Centro de Ciências Agrárias (CCA), com Mestrado e Doutorado em Ciência Animal pela UFPI.

Chapa Fortalecer, Conectar e Inovar

Chapa constituída pelos professores André Macedo Santana (reitor) e Carlos Sait Pereira de Andrade (vice-reitor). André Macedo é docente do Departamento de Computação. Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutorado em Engenharia da Computação também pela UFRN. Atualmente é pró-reitor de Planejamento da instituição. Carlos Sait possui Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e atualmente é diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

Chapa UFPI Inclusiva, Inovadora e Sustentável

Composta pela professore Nadir do Nascimento Nogueira (reitora) e pelo professor Marcos Antônio Tavares Lira (vice). Nadir Nogueira é atual vice-reitora da UFPI. Possui graduação em Nutrição e mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). É professora Titular do Departamento de Nutrição. Marcos Lira é professor adjunto do curso de Engenharia Elétrica da UFPI. É mestre em Ciências Físicas Aplicadas pela Universidade Estadual do Ceará (UFC) e doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPI.

UFPI Meritocracia

Chapa dos professores Marcos Sabry Azar Batista (reitor) e Antônio Airton Carneiro de Freitas (vice). Marcus Sabry é professor titular do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Graduado em Medicina pela UFPI, com Doutorado em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo. Antônio Airton é professor do departamento de Engenharia Elétrica da UFPI. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ciências do Mar pela Escola Naval (1980). Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saiba quais professores vão disputar a reitoria da UFPI

UFPI anuncia que vai adotar ensino remoto a partir de agosto

UFPI lança auxílio financeiro para alunos assistirem aulas remotas

Professor Gildásio Guedes é pré-candidato a reitor da UFPI

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.