Fechar
GP1

Piauí

Candidatos cobram homologação de concurso realizado pela UFPI

As provas foram realizadas no dia 18 de agosto de 2019 e há um ano os aprovados estão aguardando a homologação do resultado do certame para serem nomeados.

Os candidatos aprovados para o cargo de Assistente em Administração, do concurso da Universidade Federal do Piauí, realizado no dia 18 de agosto de 2019, estão há um ano aguardando a homologação do certame e cobram da instituição a conclusão de uma sindicância, que foi instaurada em setembro do ano passado acerca do concurso.

Em entrevista ao GP1, o candidato Alilo Silva, natural do município de Santo Antônio de Lisboa, relatou que está desempregado há quase três anos, com um filho de apenas 2 anos, e investiu os últimos recursos para estudar para o concurso da UFPI, que está parado.

“Eu e minha família fizemos um grande investimento de tempo, dinheiro e esforços físicos, sacrificando muito do que a gente tem para que eu pudesse me preparar para este concurso. Nele, foram oferecidas vagas para cargos de nível superior e médio. Para o cargo em que fui aprovado, Assistente em Administração, nível médio, foram oferecidas 22 vagas e mais 44 cadastros de reserva, dando um total de 66 aprovados. A prova aconteceu no dia 18 de agosto de 2019, há exatamente um ano”, pontuou.

Alilo Silva contou ainda que a sindicância está paralisada desde o dia 21 de fevereiro de 2020, antes do início da pandemia do novo coronavírus no país, o que para os candidatos aprovados, não representa empecilho na continuidade do procedimento interno da instituição.

“Tendo em vista a movimentação dos últimos dias em razão da realização da consulta para escolha da nova reitoria, acredito que a UFPI tenha condições de, seguindo os protocolos de segurança sanitária, dar sequência ao processo de apuração, finalizá-lo, bem como de homologar o concurso. Aos aprovados deve ser assegurado o direito à nomeação; à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, deve ser garantido o direito a um serviço público de qualidade e a uma Universidade Federal do Piauí eficiente e capaz de atender ao que seja de sua responsabilidade”, completou.

O edital concurso público da UFPI foi lançado em maio de 2019, com ofertas de 22 vagas para cargos de nível médio e 07 para nível superior. Para o cargo de Assistente em Administração, nível médio, foram oferecidas 22 vagas, sendo 44 para cadastro de reserva. O resultado final foi divulgado no dia 23 de outubro de 2019.

Atualmente, a UFPI tem 58 cargos de Assistente em Administração vagos, conforme quadro de referência atualizado em 06 de agosto de 2020. “O processo continua parado, o que é preocupante, tendo em vista que o direito dos aprovados, que estudaram, investiram tempo e dinheiro, muitas vezes é retirado de onde não se tem. Sentimos que nossa nomeação está escorrendo pelos dedos”, lamentou o candidato.

O que diz a UFPI

O GP1 entrou em contato na tarde desta terça-feira (18) com Geraldo Castro, da Unidade de Auditoria Interna da UFPI, que explicou que a sindicância foi interrompida por conta da pandemia do novo coronavírus, mas que já foi retomada.

“Foi instaurada uma sindicância para apurar uma denúncia envolvendo o concurso 06/2019, especificamente relativo ao cargo de assistente em administração. O procedimento foi interrompido devido à pandemia, mas desde a semana passada a comissão encarregada reiniciou os trabalhos e seguindo as diretrizes impostas pelo CGC [Comitê Gestor de Crise], dará o devido encaminhamento ao processo. A comissão tem prazo de trinta dias, mas ainda precisa passar por outros setores da UFPI, que tem sua atuação limitada devido a pandemia”, informou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.