Fechar
GP1

Mundo

Cardeal envolvido em escândalo de pedofilia nos EUA morre em Roma

Sacerdote reconhecer ter protegido padre que havia abusado de crianças quando era arcebispo de Boston.

O cardeal norte-americano Bernard Law, envolvido em um enorme escândalo de padres pedófilos nos Estados Unidos morreu nesta quarta-feira (20), aos 86 anos.

De acordo com informações do G1, o cardeal Law reconheceu, no início de 2002, quando era arcebispo de Boston, que protegeu um padre, Paul Shaney, contra o qual existiam várias provas de abuso sexual contra crianças.

Após o escândalo, Law abandonou a arquidiocese de Boston, mas foi nomeado por João Paulo II arcipreste da basílica de Santa Maria Maggiore, cargo ligado à Cúria Romana. O sacerdote permaneceu no cargo até 2011.

  • Foto: Alessandro Bianchi/ReutersCardeal Bernard LawCardeal Bernard Law

Uma investigação do jornal "Boston Globe" revelou como a hierarquia da Igreja Católica local, com o cardeal Law à frente, acobertou de forma sistemática, e geralmente cínica, os abusos sexuais cometidos por quase 90 padres de Boston e seus arredores durante várias décadas.

A série de reportagens rendeu o prestigioso Prêmio Pulitzer ao jornal e foi a base para o filme "Spotlight", vencedor do Oscar de melhor filme em 2016.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.