Fechar
GP1

Piauí

Casa Christino Castro vira patrimônio histórico do Piauí

O local é de propriedade de Cristino Raimundo de Castro e fica localizado na Avenida Dr. Eurípedes Aguiar, no Centro de Floriano.

O governador Wellington Dias (PT) publicou decreto de nº 17.926, de 17 de setembro, onde determina o tombamento da “Casa Christino Castro” localizada na cidade de Floriano e assim ela passa a ser considerada patrimônio histórico, artístico e paisagístico do Estado do Piauí.

O local é de propriedade de Cristino Raimundo de Castro e fica localizado na Avenida Dr. Eurípedes Aguiar, no Centro de Floriano, possuindo uma área total de 421,70 m². Foi a secretaria de estado de Cultura (Secult) que apresentou a proposta sobre o tombamento e é ela que ficará responsável por adotar as medidas relacionadas ao local.

  • Foto: Ascom/SecultEspaço Cultural Christino CastroEspaço Cultural Christino Castro

Atualmente nessa casa funciona o Espaço Cultural Christino Castro, que foi inaugurado em 2002, onde possui um museu, biblioteca, anfiteatro e loja de artesanato. A família de Cristino Castro assinou um contrato de comodado com o Governo do Piauí para ceder o espaço.

O museu possui móveis e utensílios que representam a história da família, assim como costumes e tradições de uma época. São peças do século XVIII, final do século XIX e também do século XX. O local já faz parte do roteiro histórico-cultural da cidade. Já o anfiteatro homenageia Alda Castro, filha mais velha de Christino Castro, que era professora e amante da música. O espaço consegue atender até 100 pessoas e é utilizado para a realização de shows, apresentações de dança e de teatro, além de palestras, cursos e oficinas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.