Fechar
GP1

Saúde

Casos de dengue aumentam 313% em 2019 no Piauí, aponta boletim

De acordo com o boletim, as cidades com maior número de casos prováveis são: Teresina, Picos, Uruçuí, Bom Jesus e Simplício Mendes.

A Secretária Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou nesta sexta-feira (29), um boletim epidemiológico que confirma, desde janeiro até o mês de agosto, 5.432 casos de dengue no estado do Piauí, um aumento de 313% em relação ao mesmo período do ano passado que registrou 1.315 casos. Desses episódios, 2 casos prováveis de microcefalia por Zika e um óbito foi confirmado em Teresina.

De acordo com o boletim, as cidades com maior número de casos prováveis são: Teresina, Picos, Uruçuí, Bom Jesus e Simplício Mendes. Segundo o supervisor de Entomologia, Silmar de Alencar, o ambiente domiciliar é o local mais propício para o mosquito se reproduzir, isso porque as pessoas não têm dado a devida atenção para recipientes que podem acumular água parada.

Segundo Alencar, os destaques ocorreram na região sul do estado, região esta que acumulou o maior caso de incidência (relação do número de casos e população do município).

“Se a gente fala de 2 mil casos em Teresina, eles não têm o mesmo impacto que 10 casos em Miguel Leão por conta do número populacional, então, a gente tem que observar isso”, afirma Silmar de Alencar.

Vale ressaltar que existem quatro tipos de vírus transmitido pela dengue (sorotipo 1, 2, 3 e 4). Dentre os sintomas da doença estão febre alta, dores musculares, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, dor ao movimentar os olhos, náuseas, manchas avermelhadas, tremor ou suor.

* Com informações do repórter Willyam Ricardo

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.