Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Celso Barros enaltece indicação de Kássio Nunes Marques ao STF

Para ser aprovado e assumir a vaga no STF, o desembargador precisará ser aprovado pela maioria dos 81 senadores, em votação secreta.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI), Celso Barros Coelho Neto, enalteceu nesta sexta-feira (02) a indicação de Jair Bolsonaro (sem partido), que escolheu o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Kássio Nunes Marques para a vaga que vai abrir no Supremo Tribunal Federal (STF), com a aposentadoria do ministro Celso de Mello.

A indicação, por meio da mensagem nº 565, foi publicada no Diário Oficial da União hoje. Celso de Mello vai se aposentar no próximo dia 13 de outubro. Com a indicação oficializada, Kássio deverá passar por sabatina no Senado. Para ser aprovado e assumir a vaga no STF, o desembargador precisará ser aprovado pela maioria dos 81 senadores, em votação secreta.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kassio Nunes Kassio Nunes

De acordo com a OAB-PI, em 2012, Kássio Nunes foi escolhido pelos seus pares do Conselho Federal da OAB para integrar a lista tríplice para preenchimento da vaga de Desembargador do Quinto Constitucional. Indicado para a Corte Federal, iniciou sua trajetória na magistratura.

Ainda conforme a OAB, como desembargador federal, o piauiense destacou-se pela produtividade e gestão processual, características que em muito contribuirão para a efetividade jurisdicional.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio do desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente da casa, também parabenizou Kássio e destacou que ele exerceu suas atividades profissionais com correção e brilhantismo.

Currículo de Kássio Nunes Marques

Kássio Nunes Marques nasceu em Teresina (PI) e tem 48 anos. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e tem especialização em Processo e Direito Tributário pela Universidade Federal do Ceará (UFCE). Além disso, obteve o título de mestre pela Universidade Autônoma de Lisboa.

Nunes já atuou como desembargador e ocupou cargos na seccional do Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também já atuou no Conselho Federal da ordem como suplente e chegou a integrar a Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política. Entre 2008 e 2011, foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

Em 2011, foi nomeado desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) no quinto constitucional, dedicado à advocacia. Foi indicado ao cargo pela então presidente Dilma Rousseff (PT), assumindo a vaga de Carlos Fernando Mathias de Souza, que se aposentara, após ser o mais votado em lista tríplice da OAB.

Confira a nota do TJ na íntegra:

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí manifesta seu apoio e parabeniza o desembargador federal Kássio Nunes Marques pela indicação para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF). Desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região desde 2011, Kássio Nunes Marque sempre exerceu suas atividades profissionais com correção e brilhantismo, seja como advogado, seja como juiz eleitoral junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí ou como desembargador. O Piauí e o Poder Judiciário piauiense orgulham-se de ter um representante que reúne as características necessárias para o bom desempenho das funções de um ministro da Corte Constitucional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ajufe parabeniza Kássio Marques e deseja sorte em sabatina no Senado

Sabatina de Kássio Marques será após aposentadoria de Celso de Mello

“Motivo de orgulho”, diz Firmino Filho sobre indicação de Kássio Marques

Indicação de Kássio Marques ao STF é publicada no Diário Oficial da União

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.