Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Celulares piratas do Piauí serão bloqueados a partir de amanhã

A medida tem como objetivo combater o uso de celulares falsificados, sem certificação ou com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude.

Celulares que estão em situação irregular no estado do Piauí e nos demais estados do Nordeste, além de São Paulo, Minas Gerais, Amapá, Amazonas, Pará e de Roraima começarão a ser bloqueados a partir deste domigo (24).

Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o bloqueio vai estar iniciando após 75 dias do envio das mensagens alertando sobre o bloqueio, que iniciou no dia 7 de janeiro deste ano. Os proprietários desses celulares receberam uma mensagem via SMS, informando que o aparelho é irregular e que será bloqueado, com a seguinte mensagem: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”.

A medida tem como objetivo combater o uso de celulares falsificados, sem certificação ou com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude. A medida também tem a intenção de inibir a comercialização de aparelhos não homologados no país.

  • Foto: Helio Alef/ GP1Aparelhos celulares roubadosAparelhos celulares roubados

O IMEI é o número que identifica o celular e é formado por um código composto por 15 números utilizados internacionalmente, que permite identificar a marca e modelo do aparelho. Todas as mensagens são enviadas pelo número 2828.

Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração for igual com a que aparece na caixa, o celular é regular. Caso contrário, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

No dia 8 de dezembro de 2018, teve início o bloqueio de celulares irregulares nos estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Rondônia, Santa Catarina e do Tocantins.

Confira os 15 estados que terão celulares bloqueados:

Amazonas

Roraima

Pará

Amapá

Maranhão

Piauí

Ceará

Rio Grande do Norte

Paraíba

Pernambuco

Alagoas

Sergipe

Bahia

Minas Gerais

São Paulo

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.