Fechar
GP1

Brasil

Centenas de celulares hackeados e muito além da Lava Jato, diz PF

Inquérito sobre hackers que teriam invadido diálogos do ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro aponta para uma ação de larga escala dos supostos invasores.

A investigação sobre a invasão de telefones autoridades, entre elas o ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e o procurador da República Deltan Dallagnol, indica que centenas de celulares foram hackeados ou sofreram tentativas de hackeamento, em uma ação 'muito além da Lava Jato'.

Quatro suspeitos de realizar as invasões foram detidos nesta terça, 23, pela Operação Spoofing da Polícia Federal – entre eles Walter Delgatti Neto, Gustavo Santos e Suellen Priscila de Oliveira. Os presos foram transferidos para Brasília.

Além dos mandados de prisão temporária, os agentes federais cumpriram ordens de busca e apreensão em São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto. A ação, que apreendeu ainda significativa quantidade de dinheiro em espécie, foi determinada pelo juiz da 10.ª Vara Federal de Brasília, Vallisney de Souza Oliveira.

O inquérito sobre a ação de hackers é mantido em sigilo e está sendo conduzido pelo delegado Luiz Flávio Zampronha, que investigou o mensalão.

O mandado de buscas indica que desembargador federal Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2.ª Região, no Rio, o juiz Flávio Lucas, da 18.ª Vara Federal do Rio, e os delegados da PF Rafael Fernandes, em São Paulo, e Flávio Vieitez Reis, em Campinas, também teriam sido alvo de hackers.

Em junho, o Estado revelou que, além de Moro e Deltan, pelo menos outras oito autoridades que atuam ou atuaram em investigações ligadas à Operação Lava Jatoem quatro Estados, e um jornalista foram alvo de tentativas ou invasão por parte de hackers. Integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) também foram alvo de ataque.

Também nesta terça, a PF informou que vai investigar a suspeita de invasão nos aparelhos celulares do ministro da Economia, Paulo Guedes, e da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Suspeitos de hackear celulares de Moro e Deltan são transferidos

PF prende 4 hackers que invadiram celulares de Moro e Deltan

PF vai investigar invasão de celulares de Guedes e Joice Hasselmann

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.