Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Centro de Reabilitação de Parnaíba vai contar com Unidade Pós-Covid-19

A primeira unidade vai funcionar em Teresina e a segunda, de forma emergencial, será instalada no Centro de Reabilitação de Parnaíba.

O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, visitou as obras do Centro Especializado de Reabilitação (CER), neste sábado (01), em Parnaíba, que vai contar com a “Unidade Pós-Covid-19” para ajudar na reabilitação de pacientes com sequelas da doença no Piauí.

Estiveram presentes o deputado estadual Dr. Hélio, o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, e o superintendente multiprofissional do Ceir, Anderson Luz.

A primeira unidade vai funcionar em Teresina e a segunda, de forma emergencial, será instalada no Centro de Reabilitação de Parnaíba, com previsão de funcionamento por um período de 6 a 12 meses. Conforme o secretário, com a pandemia surgiu essa nova necessidade de montar essa equipe multidisciplinar para atender as pessoas com sequelas da Covid-19.

  • Foto: Divulgação/AscomCentro de reabilitação vai ganhar unidade pós covid-19 na cidade de ParnaíbaCentro de reabilitação vai ganhar unidade pós covid-19 na cidade de Parnaíba

“O nosso objetivo é ajudar pessoas que contraíram o novo coronavírus, passaram por um longo período de internação e agora necessitam de ajuda para conseguir realizar algumas atividades do dia-a-dia”, disse Florentino Neto. “Esta obra é uma necessidade emergencial por conta do momento em que estamos vivendo, mas temos sobretudo que agradecer a Deus porque é um sonho que se torna realidade”, completou o secretário de Saúde.

Sequelas comuns

Entre as sequelas mais comuns estão a deficiência cardiopulmonar, comprometimento neurológico, amputações e perda de massa magra, podendo causar fraqueza muscular generalizada e que limita a movimentação na hora de andar, comer ou até trocar de roupa, assim como a presença de fadiga e dores crônicas.

CEIR

O superintendente multiprofissional do CEIR, Aderson Luz, informou que praticamente todos os pacientes que tiveram covid-19 têm deficiências. Cerca de 90% deles apresentam comprometimento cardiopulmonar; 10% comprometimento neurológico e amputação.

“Algumas dessas deficiências são temporárias e quando começamos a reabilitação de maneira precoce eles têm muito mais chances de se reabilitar”, falou o superintendente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington divulga protocolo para reabertura dos shopping centers no Piauí

Mais de 95% das pessoas que contraíram coronavírus no Piauí estão curadas

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.