Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Centro de Saúde Lineu Araújo retoma consultas e exames nesta quarta

Segundo Manole de Moura, presidente da FMS, as consultas e exames ambulatoriais – procedimentos não considerados de urgência e emergência – estavam suspensos em decorrência da pandemia.

A partir desta quarta-feira (12), o Centro de Saúde Lineu Araújo, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), retoma consultas e exames em 32 especialidades para atendimento de pacientes que já estavam agendados. Em julho, já havia ocorrido o retorno de oito especialidades. Agora, o Centro funciona com 30% de sua capacidade, seguindo a recomendação das autoridades de saúde. Os programas e entrega de medicamentos, todavia, permanecem sendo oferecidos no local desde o início da pandemia.

Segundo Manole de Moura, presidente da FMS, as consultas e exames ambulatoriais – procedimentos não considerados de urgência e emergência – estavam suspensos em decorrência da pandemia. “Essa suspensão foi uma estratégia do Ministério da Saúde e das demais autoridades de saúde para conter a proliferação do Coronavírus. Porém, os pacientes com doenças crônicas permaneceram sendo acompanhados na Atenção Básica. Agora, iremos retornar o atendimento ambulatorial de forma gradual, planejada, organizada e segura para todos”, explica.

Uma equipe de funcionários do Centro Lineu Araújo está realizando ligações para que pacientes que já estavam agendados no sistema possam comparecer ao estabelecimento. “Reforçamos que o usuário só deve comparecer ao local após receber ligação telefônica na qual o funcionário dirá data e hora da consulta. Solicitamos que o paciente chegue no horário marcado, use máscara, respeite as recomendações de higiene e de distanciamento de 2 metros entre as pessoas”, afirma a diretora da unidade, Mariluce Ferreira.

A diretora ressalta ainda que o Centro Lineu Araújo está seguindo todos os protocolos higienicossanitários. “Instalamos pia nas entradas, disponibilizamos álcool em gel e distanciamos cadeiras. Além disso, os funcionários utilizam termômetro sem contato para medir temperatura dos pacientes que adentram na unidade. Eles estão utilizando os equipamentos de proteção individuais necessários ao atendimento que irão prestar no local. O nosso objetivo é garantir atendimento de excelência aos usuários do SUS”, destaca.

O Centro Lineu Araújo é um Ambulatório da FMS que possui 32 especialidades e realiza vários tipos de exames. Há ainda uma central de laudos e programas e serviços especiais mantidos no local, como o Centro de Atenção a Diabético, o Serviço Atenção Especializada para atender pessoas com AIDS/HIV, o Programa de Saúde Auditiva para dispensar aparelhos auditivos, o Programa para entrega de bolsas de colostomia e ostomia, o Programa de Parkinson e outros distúrbios de movimentos, o Programa da Dor e o Programa de Hormônio de Crescimento e Puberdade Precoce.

Há atendimento ambulatorial nas especialidades: Alergologia (doenças alérgicas), angiologia (tratamentos em vasos sanguíneos e linfáticos),assistência social, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia adulto e pediátrico, fisioterapia, gastrenterologia, ginecologia, hematologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia, neuropediatria, nutrição, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia adulto e pediátrico, proctologia, psicologia, psicologia infantil, fonoaudiologia, psiquiatria, reumatologia, geriatria e urologia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: número de curados aumentou 26,5% em 3 semanas em Teresina

Piauí entra na terceira semana consecutiva de queda nos óbitos por covid-19

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.