Fechar
GP1

Polícia

Cerca de 350 presos vão deixar prisão na Semana Santa, diz Sinpoljuspi

Segundo a Sinpoljuspi, cerca de 5% dos detentos não retornam das saídas temporárias no Piauí.

Nessa quarta-feira (17), cerca de 350 detentos deixam o sistema prisional em todo o Piauí para a saída temporada da Semana Santa. Os detentos devem retornar aos presídios na próxima terça-feira (23).

O GP1 conversou com Kleiton Holanda, presidente do Sindicato dos Policiais Civis Penitenciários e Servidores (Sinpoljuspi). Ele relatou que as saídas temporárias ocorrem por meio de uma determinação judicial durante o Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal, Ano Novo e Semana Santa.

Para ter essa regalia, os detentos precisam preencher alguns requisitos. “É preenchido todo um formulário, com as informações necessárias, como endereço residencial. Tem que estar no regime semiaberto e tem que ter um bom comportamento, sem se envolver em nenhum ato que possa gerar punição disciplinar”, explicou o presidente.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Kleiton HolandaKleiton Holanda

Os detentos devem retornam aos presídios na terça-feira (23), no entanto alguns indivíduos aproveitam o benefício para empreender fuga. “Apenas 5% deles não retornam para o estabelecimento penal, mas isso já é um número menos grave, já tivemos um número de 20% e caiu para os 5%”, relatou.

Além disso, o presidente do sindicato ressaltou que a população deve ficar em alerta. “São mais de 350 detentos que estão com o seu famoso ‘saídão’. Esperamos que nenhum transtorno aconteça com esses sujeitos, mas a população tem que estar sempre alerta não só com os presos que fazem o ‘saídão’, mas com toda a insegurança que está acometendo no estado do Piauí”.

Caso um detento cometa um crime durante a saída temporária, será adicionado um novo processo em sua ficha criminal e ele deverá perder o benefício.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.