Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Charles rebate Franzé e diz que deputado "está mal informado"

Para Charles, o deputado está politizando questões que são essenciais para a população.

Durante entrevista ao GP1, na manhã desta terça-feira (19), o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Charles da Silveira afirmou que o deputado Franzé Silva (PT) está mal informado e fazendo discurso político com coisa séria. Ele ainda rebateu as duras críticas feitas pelo parlamentar à gestão da saúde em Teresina.

Para Charles, o deputado está politizando questões que são essenciais para a população. “Eu fico preocupado na medida que as pessoas politizam termos que são fundamentais para a população. E infelizmente lançam números irreais que não correspondem com a verdade”, relatou o presidente.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Charles da SilveiraCharles da Silveira

“Eu vou apenas aproveitar para citar um dado colocado nas manifestações dele sobre as nossas maternidades, ele deu uma informação de que a população de Teresina não procurava as maternidades do município porque não tinha resolutividade. Só que eu vou repassar um dado oficial. Teresina tem quatro maternidades que fizeram no ano de 2018, 5.636 partos, enquanto isso a maternidade Evangelina Rosa que é administrada pelo Governo do Estado realizou 3.687 partos no ano de 2018. Já neste ano de 2019 as quatro do nosso município fizeram até hoje 2.924 partos, enquanto a maternidade do estado realizou 1.635 partos”, pontuou Charles da Silveira.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde declarou que Franze é mal informado quando a questão é saúde pública na capital. “O deputado Franze está mal informado. Ele deveria se preocupar como um parlamentar, em buscar fazer um debate que vise melhorar as ações de saúde no estado do Piauí. Nós temos buscado construir com o Governo do Estado e o Governo Federal, caminhos que busquem melhorar a saúde da população. Todo mundo tem ciência de que os recursos não são suficientes para que a gente possa ter uma saúde de excelência no país como o todo, mas nós não podemos ser irresponsáveis para ficar simplesmente fazendo discurso político, ao invés de estar buscando soluções e melhorias paras os nossos serviços”, ressaltou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Charles da SilveiraCharles da Silveira

Charles ironizou e disse que aproveitava a oportunidade para pedir ao deputado que ele procure conhecer como funciona o SUS. “Também aproveito a oportunidade para falar que ele deveria se preocupar em verificar como o Sistema Único de Saúde funciona, os municípios tem uma única obrigação que é a atenção básica. Então Teresina estaria muito confortável se estivesse apenas atendendo a atenção básica, mas por uma questão histórica dos anos 1990, a cidade construiu 10 hospitais, 4 maternidades, e assumiu esse compromisso. Se nós tivéssemos os hospitais regionais funcionado com resolutividade, a saúde do Piauí seria outra. Porque nós teríamos 900 mil habitantes que significa quase o terço da população do Piauí, com uma saúde de grande qualidade e o restante do estado com uma estrutura minimamente de qualidade”, argumentou o gestor.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Franzé volta a criticar Firmino e pede para prefeito parar com ignorância

Firmino Filho rebate críticas e chama Franzé Silva de ignorante

Franzé diz que administração do prefeito Firmino Filho é um caos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.