Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

China registra cinco mil novos infectados pelo coronavírus

Total de pacientes chega a 63 mil. Nova aceleração nos casos tem ligação com mudança no método de diagnóstico.

A China divulgou nesta sexta-feira, 14, um novo aumento elevado no número de pessoas infectadas pelo coronavírus no país. A Comissão Nacional de Saúde disse que 121 pessoas morreram e 5.090 novos casos foram confirmados, fazendo o total de óbitos chegar a cerca de 1,4 mil e o de pacientes, a 63,8 mil. Os números têm aumentado depois que o método de diagnóstico foi alterado pelas autoridades chinesas.

A província de Hubei, epicentro da epidemia, passou a incluir na lista de infectados as pessoas diagnosticadas clinicamente por médicos, em vez de aguardar a confirmação por resultados laboratoriais. Dos 5 mil novos pacientes, 3 mil tiveram a confirmação feita dessa forma.

A aceleração não necessariamente representa um novo pico de infecções e pode ser atribuída à mudança na metodologia. A mudança, disse a comissão, visa a identificar casos suspeitos em que os pacientes tem pneumonia para que eles possam ser tratados mais rapidamente. O objetivo é reduzir a possibilidade de desenvolvimento da doença. "Claramente em Wuhan o sistema de saúde está sob uma pressão extrema e a primeira prioridade tem de ser o paciente", disse Mark Woolhouse, professor de epidemiologia da Universidade de Edimburgo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.