Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ciro diz que Kássio Nunes no STF é um reconhecimento ao povo do Nordeste

Senador acredita que o nome do piauiense para o STF deve ser aceito por toda a categoria política do estado, como o governador Wellington Dias, sua vice, Regina Sousa (PT) e os demais parlame

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, comentou nesta quarta-feira (30) sobre a escolha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelo nome do desembargador piauiense Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para o lugar de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal. Segundo o parlamentar, é um “reconhecimento ao povo do Nordeste”.

Ciro acredita que o nome do piauiense para o STF deve ser aceito por toda a categoria política do estado, como o governador Wellington Dias (PT), sua vice, Regina Sousa (PT) e os demais parlamentares, como senadores, deputados e vereadores.

Como senador do Piauí, tenho certeza de que os outros dois senadores, o governador, a vice, toda a bancada federal, toda...

Posted by Ciro Nogueira on Wednesday, September 30, 2020

Escolha do presidente

A escolha foi dada em primeira mão pelo colunista Lauro Jardim, em O Globo, e confirmada por dois ministros do STF. O ‘Estadão’ também confirmou a indicação. Segundo o colunista, o piauiense é católico, sendo um dos desembargadores federais mais produtivos com uma média de 600 decisões por dia.

O nome foi bem recebido no tribunal. Na avaliação de magistrados, Marques tem um perfil centrado, discreto e religioso, ao que lhes parece, sem ser radical. Marques não figurava entre os cotados para a vaga, aberta com a aposentadoria do decano da Corte, Celso de Mello, no próximo dia 13. O desembargador, que tem 48 anos, se nomeado, poderá ficar na Corte até 2047.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kassio Nunes Kassio Nunes

Currículo de Kassio Nunes Marques

Kassio Nunes Marques nasceu em Teresina (PI) e tem 48 anos. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e tem especialização em Processo e Direito Tributário pela Universidade Federal do Ceará (UFCE). Além disso, obteve o título de mestre pela Universidade Autônoma de Lisboa.

Nunes já atuou como desembargador e ocupou cargos na seccional do Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também já atuou no Conselho Federal da ordem como suplente e chegou a integrar a Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política. Entre 2008 e 2011, foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

Em 2011, foi nomeado desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) no quinto constitucional, dedicado à advocacia. Foi indicado ao cargo pela então presidente Dilma Rousseff (PT), assumindo a vaga de Carlos Fernando Mathias de Souza, que se aposentara, após ser o mais votado em lista tríplice da OAB.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ciro Nogueira acredita que Kássio Nunes Marques vai chegar ao STF

Bolsonaro escolheu piauiense para vaga no STF, diz colunista

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.